Publicidade

O Sistema FIRJAN, em parceria com o Detran e a Michelin, em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, realiza de 19 a 23 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito na Indústria do Conhecimento nas UPPs Santa Marta, Andaraí, Cidade de Deus, Providência e na comunidade Morro Azul.

No dia 20, das 13h às 17h, o evento acontece na comunidade Morro Azul com palestra, jogo, teatro, brincadeiras e lanche. O objetivo é intensificar as campanhas educativas e alertar a população sobre a necessidade de se transformar o cidadão mais consciente sobre o trânsito.

A Indústria do Conhecimento é um espaço multimeios sempre instalado em centro urbano de baixa renda. Ela oferece acesso gratuito à informação em diferentes mídias, como livros, periódicos, gibis, CDs e DVDs, além de acesso à internet e inúmeras atividades de leitura, lazer e cidadania. O espaço dispõe de dez computadores com acesso à internet, 24 lugares para leitura, pesquisa e estudos; e acervo abrangendo diversas áreas do conhecimento.

O objetivo do programa, lançado em 2006 pelo SESI em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), é preencher lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. São mais de dois mil títulos à disposição dos usuários. Desde o ano passado, a FIRJAN inaugurou a Indústria do Conhecimento no Andaraí, Cidade de Deus, Providência, Morro Azul e Santa Marta.

Publicidade

A Michelin leva às cinco comunidades o jogo virtual “Na Pista do Melhor Caminho”. O objetivo é incentivar a boa conduta no trânsito, educando a população para que cada um seja responsável pela melhoria e pela segurança do trânsito.

O jogo foi idealizado inicialmente no formato de tabuleiro, levando em conta dados preocupantes sobre o trânsito no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran), 64% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Dirigir sob efeito de álcool e substâncias entorpecentes, trafegar em velocidade inadequada ou desatentos são os principais fatores de risco. No Rio de Janeiro, por exemplo, mais de um milhão de brasileiros foram autuados no ano de 2010 por dirigirem 20% acima da velocidade permitida. Mais informações do jogo acesse www.michelin.com.br .

Programação:
Dia 20 – Morro Azul
13h às 15h – Comunidade Exemplar – orientação para o trânsito com motoristas de cada área
14h30 às 15h – Abertura e palestra do coordenador geral de Educação no Trânsito do Detran, Jorge Moreno
15h às 15h30 – Lançamento do Jogo “Na Pista do Melhor Caminho”
15h30 às 16h – Lanche
16h às 17h – Teatro com brincadeiras para crianças com o tema “Educação no trânsito” e distribuição de brindes

Dias 19 (Santa Marta), 21 (Andaraí), 22 (Cidade de Deus) e 23 (Providência)
15h às 16h – Teatro com brincadeiras para crianças com o tema “Educação no trânsito”
16h às 16h30 – Lanche
16h30 às 17h30 – Lançamento do Jogo Virtual (sempre com um monitor da Michelin para orientações) e distribuição de brindes

Publicidade

EVENTO: SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO NA INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO
DATA: TERÇA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2011
HORÁRIO: DAS 13h ÀS 17h
LOCAL: COMUNIDADE MORRO AZUL – (ENTRAR NA RUA PAULO VI, DEPOIS VIRAR 1ª A DIREITA RUA BEBIANO FERREIRA, 2 – PRÓXIMO A SAÍDA DO METRÔ FLAMENGO)