Felizmente, as motos estão evoluindo rapidamente no assunto tecnologia. A cada dia, novos recursos ganham popularidade até mesmo em modelos de baixa cilindrada, promovendo mais segurança e conforto. Um deles é o Controle de Tração. Saiba o que, para que serve e como ele pode (literalmente) salvar a sua pele.

Para que serve o controle de tração?

Tecnicamente, o Controle de Tração (TCS) é um sistema eletrônico que opera gerenciado por um processador e seu principal objetivo é monitorar a aderência dos pneus. Desta forma, a função trabalha em conjunto com os freios ABS, para garantir maior segurança durante a pilotagem.

bmw-r-1250-gs-768x614
Antes disponível apenas para grandes motos, como as big trail, controle está agora se popularizando entre as pequenas

Ou seja, desta forma, o Controle tem seu funcionamento proporcionado através dos sensores presentes nos freios ABS. Com isso, os sensores indicam, por exemplo, quando os pneus perdem aderência.

Para então evitar que a roda gire em falso, em pisos molhados ou demais situações, a central diminui a força do motor e aciona os freios na roda que patinou. Tudo isso é realizado de forma rápida, livrando o piloto de uma queda.

 

Como o controle de tração funciona na prática

Com um linguajar mais técnico, pode ser difícil entender o funcionamento do recurso. Entretanto, sua missão é de fácil compreensão: em português simples, podemos dizer que o Controle de Tração é um sistema que impede que a roda traseira ‘gire em falso’, destracionando. Assim, garante mais aderência – e segurança -, especialmente em condições escorregadias, como piso molhado, terra solta ou dias chuvosos.

Neste vídeo antigo do Amaral Instrutor, o saudoso amigo e parceiro do Motonline mostrou na prática como funciona o TCS:

Veja mais:

Modelos pequenos com sistema no Brasil

O controle de tração é uma das tantas tecnologias que nasceram nas pistas, passaram para as motos de alta cilindrada e hoje são encontradas até em motos pequenas. No Brasil, está disponível até em alguns modelos de 150 cc.

É o caso Honda PCX. Em 2022, a scooter ganhou não apenas um motor mais potente, como um importante aperfeiçoamento: o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, como a marca chama seu próprio controle de tração.

honda-pcx com controle de tração
Scooter da Honda tem com controle de tração

Outra scooter com o sistema aqui no Brasil é a Yamaha NMAX Connected 160 ABS, que vem equipada com controle de tração. A função, associada aos freios ABS nas duas rodas, proporciona melhor controle da pilotagem em pisos de baixa aderência.

NMAX com controle de tração
NMAX também já conta com controle

 

Vinheta Instagram 7

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio