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Felizmente, as motos estão evoluindo rapidamente no assunto tecnologia. A cada dia, novos recursos ganham popularidade até mesmo em modelos de baixa cilindrada, promovendo mais segurança e conforto. Um deles é o Controle de Tração. Saiba o que, para que serve e como ele pode (literalmente) salvar a sua pele.

Para que serve o controle de tração?

Tecnicamente, o Controle de Tração (TCS) é um sistema eletrônico que opera gerenciado por um processador e seu principal objetivo é monitorar a aderência dos pneus. Desta forma, a função trabalha em conjunto com os freios ABS, para garantir maior segurança durante a pilotagem.

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Antes disponível apenas para grandes motos, como as big trail, controle está agora se popularizando entre as pequenas

Ou seja, desta forma, o Controle tem seu funcionamento proporcionado através dos sensores presentes nos freios ABS. Com isso, os sensores indicam, por exemplo, quando os pneus perdem aderência.

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Para então evitar que a roda gire em falso, em pisos molhados ou demais situações, a central diminui a força do motor e aciona os freios na roda que patinou. Tudo isso é realizado de forma rápida, livrando o piloto de uma queda.

 

Como o controle de tração funciona na prática

Com um linguajar mais técnico, pode ser difícil entender o funcionamento do recurso. Entretanto, sua missão é de fácil compreensão: em português simples, podemos dizer que o Controle de Tração é um sistema que impede que a roda traseira ‘gire em falso’, destracionando. Assim, garante mais aderência – e segurança -, especialmente em condições escorregadias, como piso molhado, terra solta ou dias chuvosos.

Neste vídeo antigo do Amaral Instrutor, o saudoso amigo e parceiro do Motonline mostrou na prática como funciona o TCS:

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Modelos pequenos com sistema no Brasil

O controle de tração é uma das tantas tecnologias que nasceram nas pistas, passaram para as motos de alta cilindrada e hoje são encontradas até em motos pequenas. No Brasil, está disponível até em alguns modelos de 150 cc.

É o caso Honda PCX. Em 2022, a scooter ganhou não apenas um motor mais potente, como um importante aperfeiçoamento: o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, como a marca chama seu próprio controle de tração.

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honda-pcx com controle de tração

Scooter da Honda tem com controle de tração

Outra scooter com o sistema aqui no Brasil é a Yamaha NMAX Connected 160 ABS, que vem equipada com controle de tração. A função, associada aos freios ABS nas duas rodas, proporciona melhor controle da pilotagem em pisos de baixa aderência.

NMAX com controle de tração

NMAX também já conta com controle

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]