Publicidade

EntÆo, j  postei isso no orkut, e vocˆ fez um breve coment rio tamb‚m, mas s¢ pra oficializar a d£vida mesmo. Eu queria saber se ‚ verdade ou mito a hist¢ria de que quando se reduz a marcha na RD 350 a moto por causa do seu motor 2 tempos e por causa do aumento das rota‡äes, ela anda mais r pido ainda, ao inv‚s de reduzir de velocidade atrav‚s do freio motor. Acabei de fazer uma pergunta, e agora gostaria de fazer uma sugestÆo: quando vocˆ dissertar sobre algum assunto, eu acho que seria interessante vc tentar, se poss¡vel, simplificar ao m ximo o texto nÆo utilizando tantos termos t‚cnicos. Eu digo isso porque eu nÆo entendo bolhufas quando vocˆ fala sobre algo mais complicado. Ou entÆo fazer uma mat‚ria justamente explicando os termos t‚cnicos que vc utiliza, de uma forma bem did tica, bem b-a-ba sabe, pra ajudar leitores como eu.
Rodolfo Luque Simäes – Guarulhos, SP
Oi Primo, esse papo da RD ‚ lenda, como a loira do banheiro e a quadrilha de ladrÆo de rins. Todo motor tem freio motor, s¢ que no 2T o efeito ‚ menor do que num 4T. Rudy, o lance da dificuldade de entender ‚ natural e gera a maior polˆmica entre as publica‡äes especializadas. A gente que faz revistas h  d‚cadas ainda nÆo chegou a uma conclusÆo: ser, ou nÆo ser “t‚cnico”? Esquece as motos. Eu gosto de aviÆo, mas quando pego uma revista de avia‡Æo fico boiando porque tem termos que s¢ os aviÆozeiros entendem. Mas nÆo fico t¡mido. Quando encontro os voadores pergunto “o que ‚ cirrus, o que ‚ tuneau, o que ‚ rebimboca da parafuseta invertida inferior?”. Motos sÆo muito espec¡ficas em algumas coisas, tipo “c ster”, “trail”, “efeito girosc¢pico” etc. Se aparecer um termo que vc nÆo entender, escreva e pergunte. Para n¢s parece ¢bvio que motor com taxa de compressÆo de 10,5:1 tem um comportamento diferente ao de um com taxa de 6,5:1, mas muita gente b¢ia. Por outro lado, nÆo posso encher um texto t‚cnico com parˆntesis explicando cada termo que aparece porque o texto fica gigante e chato. Poderia criar um gloss rio e manter permanente, junto com o prometido FAQ, mas eu sou apenas um man‚ pra escrever milecentos textos por dia. Vou pedir ajuda aos universit rios daqui para mandarem umas sugestäes de termos glossariosos.

•leo
tite, acabei de ler o “pergaminho” da minha ybr e nÆo encontrei indica‡Æo de troca de ¢leo do motor pela km coisas de Lisarb? outra coisa: pq o ¢leo yamalub diz que guenta 3,000km, mas a maioria dos mecƒnicos dizem pra trocar a cada 1,000km? ser  pela diferen‡a sint‚tico X mineral?
Gustavo – campinas sp
Procura direito que tem sim, em algum canto tem uma tabela de manuten‡Æo na qual estÆo especificadas as trocas de ¢leo. Se eu fosse vendedor de pipoca tamb‚m sairia por a¡ dizendo que sal faz bem … sa£de e vc deveria comer dois sacos de pipoca por dia! Ai, me deu fome!

Cr“nica
Fala TIO, apesar do seu comportamento deveras ranzinza tenho de admitir que esse TIO meio mala escreve textos muito saborosos. Venho por isso agradecer pela ultima cronica, realmente umas das mais divertidas. NÆo imagine ser rasga‡Æo de seda pois nÆo sou dado … tais manisfeta‡äes digamos delicadas (risos) Abra‡os, qualquer dia te mando uma Cocadinha da Bahia
Carlos – Feira de Santana – Ba

Pneu
ola tite como vai guri? tenho uma falcon, o pneu original eh tamanho 120 e to querendo por um 130, intao queria saber se muda alguma coisa na moto? por ex: desempenho, gasto e outras coisas?
douglas – ceu azul pr
Se nÆo raspar na balan‡a, vai fundo, mas piora o desempenho, aumenta o consumo e piora a estabilidade, mas pode trocar assim mesmo.

Publicidade

Manual
Eu comprei uma twister 02 mas o manual do proprietario nao veio junto.Me disseram que existe um site que eu possa baixar o manual, ser  que voces poderiam me ajudar?
Raphael – Niteroi, RJ
Sim, sÆo os manos do f¢rum Twisteronline, que me odeiam, por isso nÆo toque no meu nome senÆo eles tacam fogo em todos os manuais.

Loko?
tava indo trampar nessa segunda-feira 27/03, quando olhei no farol no sentido oposto na av paulista eu vi uma moto da policia igualzinha a cb 400 four, aquela 4 cilindros, nÆo to louco conhe‡o muito bem os modelos de moto, seria um teste para comercializar no brasil?
fabio – sao paulo
F bio, tome dois Lexotan, um Esordil, relaxe que os m‚dicos estÆo quase chegando!

Qual
eu queria mto comprar uma moto, mas queria saber mais sobre a sundown future 06/06. Eu acho a sundown linda, mas dizem que a biz 125 ‚ melhor. No site da sundown tem mta coisa lah, mas nao d  pra tirar muitas conclusäes. E dizem que as pe‡as dela sao mais caras que a da biz. Sobre seguro tambem queria saber se a diferenca de pre‡o eh mto grande em rela‡ao a biz.
Jaqueline – Sao Paulo, SP
Pra rodar em SP eu recomendo a Biz 125. Vocˆ pode ler o teste aqui mesmo no Motonline. NÆo sei essa parada de seguro.