Publicidade

A Tourist Trophy da Ilha de Man (Isle of Man TT) é uma corrida de motos realizada anualmente nas ruas de uma pequena Ilha na Europa, uma comunidade autônoma situada no mar entre a Irlanda e a Grã-Bretanha. Um local que coleciona 3 voltas mais insanas de moto já realizadas no mundo!

As 3 mais insanas voltas de moto na Ilha de Man 

O evento do Isle of Man TT acontece desde 1907 (!!) e já registrou mais de 250 acidentes fatais de moto. Tradicionalmente, ao longo de duas semanas – uma de treino e uma de corrida – são realizadas as provas pelas vias públicas de toda localidade.

No caminho de montanha são mais de 60 km – que variam do nível do mar até 396 metros de altitude – com264 curvas, postes, muros, casas, calçadas e até a presença do público junto da ‘pista’! Vamos conferir então as voltas mais insanas de moto na Ilha de Man.

Publicidade

1 – Uma das mais insanas voltas de moto na Ilha de Man

O piloto profissional da BMW Motorrad, Peter Hickman, estava em sexto durante este registro, batendo no limite das rotações. O registro foi feito durante o evento oficial de corrida no Isle of Man TT de 2017, a bordo de uma HP4 Race com quadro e rodas de fibra de carbono.

2 – A volta perfeita 

A sexta e última volta de Peter Hickman na Senior TT Race de 2018 levou a prova a novos patamares. Um tempo de 16 minutos e 42,778 segundos, com velocidade média de 217 km/h. Mas, não foi a volta perfeita…

Usando imagens on board de 4 voltas diferentes, de 2 corridas diferentes e de 2 pilotos diferentes, os organizadores do evento criaram a volta perfeita. Apresentando Peter Hickman e Dean Harrison o resultado final foi de 219 km/h de média em um tempo de 16 minutos e 35,711 segundos.

Publicidade

Veja também:

3 – Sidecar mais insano do mundo

As provas da Ilha de Man também contam com uma classe de sidecar. Mesmo mais lentos, as motos com os carrinhos acoplados oferecem uma experiência ainda mais insana. Além disso, rodar com um passageiro fazendo contrapeso ao lado não deve ser tarefa fácil. Para o ‘carona’ então nem se fala…

Confira a volta a bordo do sidecar no TT de 1995. Apresentando a lenda e nove vezes vencedor Mick Boddice e seu colega Dave Wells. Uma perspectiva única sobre como é ser uma equipe de sidecar em uma das corridas mais mortais do mundo.

Publicidade

Bônus – Uma volta de carro na Ilha de Man TT

Como seria uma volta na Ilha de Man TT de carro? Em 2016 o piloto Mark Higgins levou um Subaru WRX STI aos insanos 273 km/h para nos dar um gostinho de como é esse sonho. Mesmo atingindo marcas impressionantes, o carro não foi páreo para os tempos de volta das esguias motocicletas. Ou seja, as motos ainda são as rainhas do Ilha de Man TT.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]