Publicidade

Em pr tica h  6 anos, o C¢digo Brasileiro de Trƒnsito tem por objetivo garantir a seguran‡a de motoristas e pedestres em todas as vias do Pa¡s.

Entretanto, um dos dispositivos previstos na lei ainda nÆo saiu do papel: o Programa de Inspe‡Æo Veicular, prometido para entrar em vigor no fim de 2004 e apoiado pela Umicore, principal empresa fabricante de catalisadores automotivos do Pa¡s, com 60% de participa‡Æo no mercado nacional.

Importante para a seguran‡a dos ve¡culos, dos motoristas e passageiros, a inspe‡Æo ir  avaliar as condi‡äes de uma s‚rie de componentes de motocicletas, carros, caminhäes e “nibus, o que habilitar  a circula‡Æo dos mesmos dentro do per¡odo de 1 a 2 anos, dependendo da modalidade de vistoria. Com a inspe‡Æo os ve¡vulos obrigatoriamente passarÆo a rodar em melhor estado e, ao mesmo tempo, poluirÆo menos o meio ambiente.

Um dos itens da Inspe‡Æo Veicular ‚ a emissÆo de poluentes, cujo principal componente de controle ‚ o catalisador. Segundo levantamento realizado pela Umicore, cerca de 3,5 milhäes de ve¡culos em circula‡Æo no Brasil rodam atualmente com catalisadores falsos, adulterados ou com sua eficiˆncia comprometida. Isso provoca altas emissäes de polui‡Æo na atmosfera, desregulagem do sistema de inje‡Æo eletr“nica, aumento significativo do consumo de combust¡vel e perda de rendimento do motor. “Com a Inspe‡Æo Veicular, a simples verifica‡Æo visual do catalisador ser  suficiente para detectar se ele ‚ falsificado. Caso positivo, o propriet rio do ve¡culo ser  obrigado a substitu¡-lo e passar por uma nova avalia‡Æo”, explica Carlos Eduardo Moreira, gerente de Marketing da Umicore.

Publicidade

Um dos objetivos da inspe‡Æo ‚ reduzir em aproximadamente 30% as emissäes de Mon¢xido de Carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC) e àxidos de Nitrogˆnio (NOx), o que beneficiar  diretamente a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. “Uma vez no ar, esses gases afetam a sa£de da popula‡Æo provocando doen‡as respirat¢rias como bronquite cr“nica e rinite al‚rgica”, alerta Moreira.

Um catalisador em boas condi‡äes de uso transforma mais de 98% dos gases t¢xicos do motor em inofensivos … natureza. O equipamento ‚ projetado para ter o mesmo tempo de vida £til do ve¡culo, mas isto exige uma boa manuten‡Æo do motor e o propriet rio do carro deve evitar o uso de combust¡vel adulterado.

A Umicore Brasil, empresa de origem belga, com sede em Bruxelas, adquiriu recentemente os neg¢cios Precious Metal Group (PMG), que pertenciam … americana OMG. No Brasil, a Umicore est  dividida em trˆs Unidades de Neg¢cios – Catalisadores Automotivos, em Americana/SP; Metaloqu¡mica e Materiais T‚cnicos; em Guarulhos/SP. Seus produtos atendem aos mercados automotivo, qu¡mico, petroqu¡mico, farmacˆutico, eletroeletr“nico e energia. A empresa tamb‚m atua no refino e reciclagem de metais.