Um novo sistema de câmeras para motos está sendo criado pela Suzuki! A novidade foi flagrada em registros da marca, realizados no exterior. Seria um tipo de inteligência artificial? Confira mais detalhes dessa nova solução estudada pelos japoneses.
Motos Suzuki têm novo sistema de câmeras
Para a maioria dos motociclistas, os espelhos retrovisores são atualmente o único meio de ver o trânsito na parte de trás. Entretanto, eles não cobrem todos os ângulos possíveis. Desta forma, marcas já desenvolveram sistemas de radar, que também atuam na dianteira.
Porém, no futuro podemos ter ainda mais tecnologias para auxiliar onde não podemos ver. Nesse sentido, a Suzuki está desenvolvendo um sistema que usa uma espécie de câmera grande angular, montada na traseira da moto.
Essa novidade foi descoberta a partir de registros de patentes da marca. Nos projetos, é possível ver como a novidade funcionaria. Uma representação mostra que a tela TFT da motocicleta poderia apresentar uma visão complementar ao condutor.
Veja também:
- Suzuki trabalha em seu primeiro carro voador
- Gachaco, a empresa que uniu Honda, Yamaha, Suzuki e Kawa
- Suzuki lança copo térmico com nome de moto lendária
Como funcionaria a novidade?
Uma vez que as telas TFT coloridas estão se tornando cada vez mais acessíveis e populares nas motocicletas, o novo sistema Suzuki parece realmente viável. Desta forma, a partir de uma câmera na traseira, seria possível ter uma ampla visão da parte de trás, exibida no painel.
Para evitar distrações, a imagem poderia ser cortada mostrando apenas a seção relevante – dependendo do que o motociclista está fazendo. Esse corte poderia ainda ser feito automaticamente ou manualmente, por meio de botões no guidão.
Além disso, a imagem na tela poderia ser ampliada, dando ao motociclista uma visão mais clara do que está acontecendo atrás. Os pilotos também poderiam definir o nível de zoom e a área de cada ponto cego – de acordo com preferências. A novidade ainda traria mais vantagens, como o fim distorção criada pelos tradicionais espelhos e, quem sabe um dia, até mesmo a eliminação da necessidade deles na moto. Já imaginou?