Publicidade

A 9ª etapa da MotoGP 2022 rolou neste domingo, 5 de junho, com o GP da Catalunha. E teve um momento inesperado: o vice-líder da prova (e do campeonato) Aleix Espargaró (Aprilia) achou que a corrida já tinha encerrado, parou de acelerar e deu até tchauzinho pra torcida… mas ainda tinha uma volta pela frente!

Com isso o espanhol, que corria em casa, teve de voltar para a pista, fazer ultrapassagens de emergência e ainda assegurou um quinto lugar, somando pontos importantes. Quem gostou foi o líder Fabio Quartararo (Yamaha), que viu ampliar sua vantagem no campeonato.

pódio e resultado motogp na catalunha

Até a última volta ninguém imaginava este pódio… ao fim, vitória de Quartararo com dobradinha da Pramac, Martin e Zarco

 

Publicidade

Como foi a MotoGP da Catalunha

A MotoGP na Espanha foi morna, salvos alguns momentos específicos. Ainda na primeira curva da primeira volta, um acidente envolvendo 3 pilotos, Takaai Nakagami (30, Honda), Alex Rins (42, Suzuki) e Francesco Bagnaia (63, Ducati) levou os três pilotos ao chão. Apesar do susto ninguém se feriu e Peco ainda conseguiu voltar à pista.

aleix espargaro na ultima volta da motogp catalunha

Espargaró achou que a corrida tinha acabado… mas ainda tinha uma volta! Piloto deu até tchauzinho para o público, teve de voltar pra prova e acabou perdendo 3 posições (e o pódio)

Outro momento foi o episódio de Aleix. O piloto fazia uma grande prova. Garantiu a pole a batalhava com Jorge Martin (89, Ducati) pela segunda posição, buscando seguir vivo na briga pelo campeonato. Estava tudo dando certo, até o equívoco na penúltima volta…

Publicidade

Por fim, o outro ato do GP foi protagonizado por Fabio Quartararo. O piloto assumiu a ponta ainda na primeira volta e não tomou conhecimento de qualquer piloto ou acontecimento ao longo da prova. Correndo sozinho, ampliou sua vantagem a cada volta, chegando a somar 6 segundos, e cruzou a bandeirada em primeiro lugar. Assim, somou pontos, ampliou a vantagem na liderança do campeonato e fortalece seu favoritismo ao bicampeonato.

 

Como fica classificação MotoGP 2022

Com o resultado, Quartararo começa a tomar fôlego na liderança… O francês possui 147 pontos, 22 a mais que os 125 do vice-líder Espargaró. Terceiro colocado, Enea Bastianini (27, Ducati) caiu na Catalunha e saiu sem somar pontos. Agora, está a mais de 50 do líder, com 94.

Publicidade
fabio quartararo favorito na motogp 2022

Após mais um ótimo resultado, Quartararo desponta como favorito ao título. Agora são 22 pontos de liderança

1 – Fabio Quartararo (20, Yamaha): 147 pontos
2 – Aleix Espargaró (41, Aprilia): 125
3 – Enea Bastianini (27, Ducati): 94
4 – Johann Zarco (5, Ducati): 91
5 – Francesco Bagnaia (63, Ducati): 81
6 – Brad Binder (33, KTM): 73
7 – Alex Rins (36, Suzuki): 69
8 – Joan Mir (36, Suzuki): 69
9 – Jack Miller (43, Ducati): 65
10 – Marc Márquez (93, Honda): 60

 

Próxima prova do Mundial 2022

A MotoGP realiza sua próxima etapa em 2 semanas, com o GP da Alemanha, dia 19 de junho. É um tradicional reduto de Márc Márquez, que venceu 8 vezes por lá mas estará de fora desta vez em virtude de novas cirurgias. Novamente a corrida acontece em Sachsenring, pista conhecida pelo Mundial há mais de 20 anos.

Veja também:

 

Resultado 9ª etapa MotoGP, Catalunha (5 de junho)

1 – Fabio Quartararo, Yamaha
2 – Jorge Martin, Ducati
3 – Johann Zarco, Ducati
4 – Joan Mir, Suzuki
5 – Aleix Espargaró, Aprilia
6 – Luca Marini, Ducati
7 – Maverick Viñales, Aprilia
8 – Brad Binder, KTM
9 – Miguel Oliveira, KTM
10 – Alex Márquez, Honda
11 – Remy Gardner, KTM
12 – Darryn Binder, Yamaha
13 – Franco Morbidelli, Yamaha
14 – Jack Miller, Ducati
15 – Raul Fernandez, KTM
16 – Michele Pirro, Ducati
17 – Pol Espargaró

OUT
Andrea Dovizioso, Yamaha
Fabio Di Giannantonio, Ducati
Enea Bastianini, Ducati
Marco Bezzechi, Ducati

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza