Publicidade

Honda, Yamaha e até Husqvarna bem que ameaçaram, venceram algumas etapas e conquistaram bons resultados, mas no final a KTM mostrou que seu melhor planejamento de equipe fez a diferença e acabou abocanhando o Rally Dakar 2019. Como se não bastasse o título, conquistado pelo agora bicampeão Toby Price, a marca austríaca levou também o segundo e terceiro lugares, com Matthias Walkner (campeão 2018) e Sam Sunderland (campeão 2017). A etapa final foi nesta quinta, 17 de janeiro.

A KTM comemora mais um título do Rally Dakar - e não, esta não é uma manchete do ano passado. Toby Price comemora o bicampeonato após vencer a última etapa - Foto: Dakar-DPPI'

A KTM comemora mais um título do Rally Dakar – e não, esta não é uma manchete do ano passado. Toby Price comemora o bicampeonato após vencer a última etapa – Foto: Dakar-DPPI

Agora, são 18 títulos consecutivos no maior rali do mundo. Ou seja, desde que o Dakar migrou para a América do Sul nenhuma outra marca de moto soube o que é conquistar o troféu da competição. Já Toby Price celebra o segundo título do rali, repetindo o feito de 2016. O australiano, que estreou no Dakar em 2015, venceu a última etapa e assistiu a queda de Pablo Quintanilla (Husqvarna), único piloto que tinha chances reais de colocar outra moto no pódio da 41ª edição. Tinha.

Resultado final do rali nas motos. KTM domina o top3 e Husqvarna fecha o top5

Resultado final do rali nas motos. KTM domina o top3 e Husqvarna fecha o top5

Publicidade

* Releia, também *
Saiba tudo sobre o Dakar 2019
Dia1: Honda vence abertura
Dia2: KTM no topo do pódio
Dia3: Yamaha é a terceira marca a vencer no Dakar
Dia4: Ricky Brabec e a Honda na liderança
Dia5: Honda e KTM disputam na elite do Dakar
Dia6: Husqvarna assume liderança do Dakar
Dia7: Brasileiros lideram nos UTVs
Dia8: KTM toma a ponta na reta final do Dakar
Dia9: Honda e Yamaha fora da briga no Dakar 2019

Brasileiros com o terceiro lugar nos UTVs

Se a KTM manteve seu reinado intacto nas motos, o Brasil não pode dizer o mesmo sobre os UTVs. Inicialmente os veículos corriam junto dos carros e em 2017 ganharam uma categoria exclusiva, dominada, desde então, por brasileiros. No ano de estreia o título ficou com Leandro Torres e Lourival Roldan e no ano passado a dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin conquistou o troféu.

Os chilenos Francisco Contardo e Alvaro Quintanilla comemoram seu primeiro título nos UTVs do Dakar - Foto: Dakar-DPPI

Os chilenos Francisco Contardo e Alvaro Quintanilla comemoram seu primeiro título nos UTVs do Dakar – Foto: Dakar-DPPI

Este ano Reinaldo e Gustavo buscavam o bicampeonato e obtiveram ótimo resultado. Estiveram no top3 em seis das 10 etapas disputadas, sendo que venceram três delas – incluindo a última. Contudo, ficaram com o terceiro posto na classificação geral, com uma hora de diferença para os novos campeões, os chilenos Francisco Contardo e Alvaro Quintanilla.

Publicidade

Rally Dakar 2019

O Dakar 2019 ocorreu de 06 a 17 de janeiro, com 70% disputado sobre areia, com início e chegada na capital Lima. Foram percorridos cinco mil quilômetros nesta que foi a primeira edição a acontecer apenas em um país, o Peru. Das 135 motos que largaram na primeira etapa, apenas 75 receberam a bandeirada ao final do décimo estágio. Entre as baixas nomes como Ricky Brabec e Adrien Van Baveren, aposta da Honda e Yamaha (respectivamente) pelo título, e os brasileiros Marcos Colvero e Lincoln Berrocal, que estrearam na competição.

Só o Dakar para proporcionar imagens vertiginosas como esta... e em 2020 tem mais! Aliás, com outro título da KTM! Será? - Foto: Dakar-DPPI

Só o Dakar para proporcionar imagens vertiginosas como esta… e em 2020 tem mais! Aliás, com outro título da KTM! Será? – Foto: Dakar-DPPI

separador_rally

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza