Publicidade

Projeto foi apresentado pela Cƒmara Ambiental do Setor da Ind£stria Tˆxtil e aprovado pela CETESB

As oito primeiras colocadas no invent rio das 100 maiores ind£strias emissoras de g s do efeito estufa sÆo respons veis por 63% do total de emissäes do Estado de SÆo Paulo, o que equivale a mais de 18 milhäes de toneladas de CO2 por ano. A informa‡Æo foi divulgada nesta quarta-feira (23) durante a apresenta‡Æo feita pelo diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB, Marcelo Minelli, na reuniÆo do CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente, em SÆo Paulo. A apresenta‡Æo do invent rio, que est  dispon¡vel no site da agˆncia ambiental paulista – no endere‡o http://www.cetesb.sp.gov.br/100co2.pdf – , contou com as presen‡as do secret rio estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, do presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Fernando Rei, e do idealizador do invent rio, o ex-secret rio do Meio Ambiente Jos‚ Goldemberg.

Segundo Goldemberg, a identifica‡Æo dos grandes setores emissores de CO2 serve como um incentivo … ado‡Æo de metas de redu‡Æo, sem que isso seja um instrumento punitivo. “Fazer esse invent rio traz SÆo Paulo para a mesma posi‡Æo que a Calif¢rnia tem nos Estados Unidos. Qualquer redu‡Æo que possa ser feita no Estado j  coloca o pa¡s … frente da agenda ambiental internacional”, disse o ex-secret rio.

O invent rio foi feito com base nos crit‚rios estabelecidos para avalia‡äes das emissäes de CO2 do Intergovernmental Panel on Climate Change – Guideline for National Greenhouse Gas Inventories – IPCC/2006 e da Diretiva da Comunidade Europ‚ia, de 1996, sobre a base de dados dos empreendimentos licenciados pela CETESB. Conforme tais crit‚rios, foram considerados o consumo de combust¡vel f¢ssil e a produ‡Æo industrial nas estimativas de emissÆo de cada ind£stria.

Publicidade

Para a elabora‡Æo do invent rio, foram selecionadas 371 empresas do Estado com maior potencial de emissäes. Dessas, 329 disponibilizaram informa‡äes para o invent rio. Os quatro setores industriais considerados os maiores emissores foram o de a‡o e ferro gusa, minerais nÆo met licos, qu¡mico e petroqu¡mico.

No entanto, ‚ preciso levar em considera‡Æo que 43% do CO2 emitido pela ind£stria ‚ proveniente de combust¡vel renov vel. “Se somente o combust¡vel f¢ssil fosse usado, as emissäes de CO2 aumentariam 50 milhäes de toneladas por ano”, afirma Minelli.
Segundo o secret rio Xico Graziano, a pr¢xima etapa ‚ terminar o invent rio dos outros setores que emitem CO2 como, por exemplo, o de energia, transporte e com‚rcio. “At‚ o fim do ano, ainda vamos agregar outras informa‡äes e complementar o invent rio com setores que ainda nÆo foram contabilizados”, disse o secret rio.