Publicidade

Quando nascemos, a única coisa que sabemos fazer direito é chorar. O resto aprendemos no decorrer da vida. E para aprender alguma coisa existem várias formas, entretanto as mais comuns é por tentativa e erro. Ficamos tentando até acertar e depois vamos aprimorando e passamos a fazer do jeito que achamos ser o certo. A outra forma de aprender é bem mais fácil. Basta aproveitar a experiência de quem já aprendeu, após errar muitas vezes, e pode nos ensinar com segurança.

Suzane Carvalho ministra cursos gratuitos de pilotagem no Projeto Pilotar Bem - foto de divulgação

Suzane Carvalho dá cursos gratuitos de pilotagem no Projeto Pilotar Bem – foto de divulgação

Na vida motociclística não é diferente. Estamos aprendendo sempre e nesse processo descobrimos que achávamos que sabíamos alguma coisa, mas depois constatamos que estávamos fazendo errado há muito tempo, por pura falta de conhecimento.

Até pilotos profissionais precisam praticar quase que diariamente, para manter o reflexo e a concentração, além de aprender a dominar seu veículo. Por que então nós motociclistas comuns também não precisamos? Quando acontece uma emergência é preciso ter reação rápida e precisa, o que não se treina no dia a dia.

Publicidade

Para evitar aprender sozinho, correndo riscos desnecessários, podemos  recorrer a empresas que ministram cursos de pilotagem – on e off road – para todas as fases (básicos, intermediários e avançados), que servem de atalho para chegarmos rapidamente mais próximos da perfeição na pilotagem segura.

Então veja abaixo algumas empresas que ministram cursos de pilotagem.

Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho (SP)

Cursos de pilotagem teóricos e práticos gratuitos para motociclistas novatos e experientes, com motos de qualquer tamanho e cilindrada. Conscientizar motociclistas e motoristas da necessidade de se praticar a habilidade e da importância da concentração e do compartilhamento do espaço público.  Esse é o objetivo do Projeto Pilotar Bem que o Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho – CTPSC – está desenvolvendo desde o início do ano. Para contato ou mais informações, clique aqui.

Abtrans inaugura nesta quarta-feira em São Paulo

Curso ABTRANS – divulgação

Publicidade

Curso Abtrans (SP)

Escola de pilotagem conduzida pelo ex-piloto de teste e jornalista Tite Simões, voltada ao treinamento de pilotos em nível iniciante e intermediário. Curso ministrado no Shopping SP Market, zona sul de São Paulo, de segunda a sexta-feira, com quatro horas de duração. Haverá também treinamento no Autódromo de Interlagos, com turma marcada para o dia 13 de agosto. Para contato ou mais informações, clique aqui.

Curso SpeedMaster (SP)

Escola de pilotagem conduzida pelo ex-piloto de teste e de motovelocidade, jornalista Tite Simões, voltado ao treinamento de pilotagem avançada e esportiva. Ministrado no autódromo ECPA para motos a partir de 250cc, (exceto custom), com oito horas de duração, com ênfase na pilotagem em estrada. Sempre aos finais de semana. Para contato ou mais informações, clique aqui.

Curso Atacama de Pilotagem off road (SP)

Neste curso, ministrado no Centro de Treinamento MotoAtacama, o aluno, proprietário de uma moto trail vai aprender técnicas básicas para que qualquer piloto sinta-se confortável em estradas de terra. O curso tem duração de um dia, das 8 às 17 horas, com aula teórica e diversos exercícios práticos. A próxima turma será dia 27/08/2016. Para contato ou mais informações, clique aqui.

Curso de Pilotagem Rio Racing (RJ)

O curso de pilotagem Advanced foi desenvolvido para motociclistas que desejam melhorar a pilotagem em motos sport, street, big trail ou custom e também para aqueles que pretendem iniciar carreira no mundo do motociclismo desportivo. Para contato ou mais informações, clique aqui.

Publicidade
Jean Azevedo é campeão do Sertões Series

Você pode aprender pilotagem off road com o multicampeão Jean Azevedo- Divulgação Equipe Honda Mobil de Rally

Jean Azevedo Offroad School (SP)

Segundo Jean Azevedo, um dos melhores pilotos de off road brasileiro, apenas 5% das estradas do mundo são asfaltadas, então o objetivo do curso é preparar em dois dias, pilotos comuns de big trails para encarar sem problemas as 95% estradas e caminhos restantes, não pavimentadas. Para contato ou mais informações, clique aqui.

Projeto Honda Harmonia no Trânsito (SP, PE e AM)

Cursos gratuitos de pilotagem on-line e práticos, sobre segurança no trânsito, para todas as idades (inclusive crianças, com as cidades mirins do Clubinho Honda), ministrados nos três Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH) localizados em Indaiatuba, Recife e Manaus. Para contato ou mais informações, clique aqui.

Harmonia no Trânsito

Projeto Honda Harmonia no Trânsito

E lembre-se, qualquer investimento na sua segurança será sempre um ótimo investimento.

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.