Publicidade

Para evitar comprar gato por lebre, o Instituto aconselha consumidor adquirir apenas produtos certificados

Desenvolvido para auxiliar na refrigera‡Æo do motor, o l¡quido de arrefecimento desempenha tamb‚m papel importante na lubrifica‡Æo do sistema de arrefecimento do ve¡culo e, por isso, ‚ preciso tomar alguns cuidados na hora da compra e uso.

— Existem produtos vendidos como l¡quido de arrefecimento que sÆo, na verdade,  gua com corante –, alerta S‚rgio Kina, gerente t‚cnico do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. — Sem saber, o consumidor prejudica o motor do carro ao inv‚s de conserv -lo, por causa de um produto irregular –, diz.

Kina explica ainda que o consumidor deve ainda ficar atento … existˆncia de tipos diferentes de produtos … venda no mercado: os concentrados, que devem ser misturados com  gua DI (deionizada, desmineralizada ou destilada) e as solu‡äes arrefecedoras prontas, que j  vˆm misturadas com 50% de concentrado de refrigera‡Æo e 50% de  gua DI. — A utiliza‡Æo correta do l¡quido de arrefecimento garante diversos benef¡cios ao sistema, entre eles contra corrosÆo –, diz.

Publicidade

Para evitar dores de cabe‡a, Kina recomenda a aquisi‡Æo de l¡quido de arrefecimento certificado pelo IQA, como os da Tirreno e Oxiteno, uma vez que o produto ‚ de certifica‡Æo volunt ria e nem todos os fabricantes possuem um selo da qualidade. — Uma dica adicional ‚ fugir dos produtos muito baratos e de marcas desconhecidas– , conclui.