A Yamaha lançou na Índia a FZ-S FI 3.0 modelo 2022. Por lá, ela ocupa o lugar que a Fazer 150 habita por aqui. No entanto, em termos de visual a indiana se identifica mesmo é com a Fazer 250 do nosso país. Vamos conhecer mais sobre essa moto e ver o que ela poderia ter de novidade à frente da brasileira.

Yamaha Fazer 250 indiana?

A FZ-S FI 3.0 versão 2022 chegou com algumas mudanças no modelo de entrada e também na DLX (Deluxe). Embora visualmente possa ser confundida com a nossa Fazer 250, trata-se de um modelo de 150 cc.

É movida pelo motor monocilíndrico de 149 cm³, refrigerado a ar e capaz de gerar potência máxima de 12,4 cv a 7.250 rpm e um torque de 1,3 kgf.m aos 5.500 giros, acoplado ao câmbio de 5 velocidades. Mesmos números da Fazer 150 brasileira.

Mesmo assim, embora para no mercado da Índia ela se posicione mais para a Fazer 150, seu design aponta para a Yamaha Fazer 250 oferecida por aqui. Além disso, sendo a Ásia o ponto de chegada de modelos e novas tendências, por que não espiar a FZ-S FI 3.0? De lá podem surgir elementos que veremos em breve nos modelos do Brasil também!

 

Yamaha FZ-S FI 2022

A principal novidade da FZ-S FI 3.0 é a nova lanterna traseira em LED. Além disso, a versão DLX conta com LED para as setas. A Deluxe oferece ainda o banco renovado com padrão de duas alturas e uma nova gama de cores. São preto metálico, vermelho metálico e cinza.

Parece a Fazer 250, mas é a FZ-S FI 2022

Enquanto isso, as rodas de liga leve aro 17 contam com uma cor especial, dependendo do gráfico escolhido. São padrões oferecidos nas opções em dourado para os modelos preto e vermelho. Já o azul fica para a versão da moto em cinza.

Veja também:

Tecnologia bluetooth

O modelo 2022 da FZS-FI incorpora o chamado Yamaha Motorcycle Connect X, sistema que conecta a moto ao smartphone via bluetooth. Assim, permite o acesso a funções como histórico de pilotagem, registro de avisos e outras finalidades. Tudo isso ligado ao novo painel de LCD que promete exibir todas as informações em qualquer condição de luminosidade.

Modelo chega com tecnologia bluetooth

Conjunto mais leve

A FZ-S FI 3.0 manteve seu conjunto de suspensões, com garfo dianteiro convencional e o monoshock na traseira, que é regulável na pré-carga com 7 posições. Ambas as rodas têm freio a disco e com ABS de um canal na dianteira, conforme exigido pelos regulamentos da Índia.

O modelo também chega com o seu conjunto pesando 135 kg em ordem de marcha, o que é 2 kg mais leve que sua versão anterior. A redução tímida compensa a perda mínima de desempenho do motor, que foi atualizado há um ano para o novo padrão antipoluição indiano, o Bharat Stage 6 (BS6).

Apesar da semelhança com o modelo nacional 250, a indiana tem motor 150 cc

Yamaha FZ-S FI 3.0 Preço

A FZ-S FI 3.0 é vendida na Índia por o equivalente a US$ 1.550 (mais de R$ 8.700 em conversão direta). Na versão Deluxe ela parte do preço sugerido de US$ 1.600 (mais de R$ 9 mil). Em comparação, no Brasil a Fazer 150 é anunciada pela Yamaha por R$ 14.090 e a Fazer 250 por R$ 20.190. Apesar das aparências, são motos distintas em mercados diferentes, mas que compartilham de linhas semelhantes de design da marca.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]