Publicidade

Nesta semana, um Projeto de Lei (PL) que prevê isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) das motos de até 150 cc foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Agora, o PL (PRS 3/2019) de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) segue em tramitação no plenário. Saiba o que ainda falta para ele entrar em vigor.

O relator na CAE, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), votou a favor da aprovação do projeto. O parlamentar enfatizou que a proposta dará um alívio aos motociclistas de classes mais baixas e pode movimentar as vendas de motocicletas de até 150 cc.

Veja também:

Isenção de IPVA: passo a passo para aprovação 

ipva

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) é o autor do PL (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Publicidade

De acordo com a Câmara dos Deputados, um projeto de lei pode ser apresentado por qualquer deputado ou senador, comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso. Além disso, o presidente da República, o procurador-geral da República, o Supremo Tribunal Federal, tribunais superiores e cidadãos também podem contribuir com algum PL para o país.

Assim, o projeto que surge na Câmara dos Deputados deve ser revisado e votado no Senado. Já no caso do projeto que prevê isenção do IPVA para motos de até 150 cc, a proposta surgiu no Senado. Além disso, o PL já foi revisado e votado na Comissão de Assuntos Econômicos. 

ipva

Essa isenção do IPVA quer dizer de alíquota de 0% do imposto sobre as motos de até 150 cc. Isso significa que a nova Shineray, a moto mais barata do Brasil, seria isenta da taxa

Dessa forma, como foi aprovado, o projeto de isenção de IPVA para motos pequenas segue ao plenário. Nesta fase, a proposta pode ser aprovada em votação que contenha a maioria dos deputados, ou seja, os 257 parlamentares.

Publicidade

Por fim, caso o projeto seja aprovado nas duas Casas (Câmara dos Deputados e Senado), ele será enviado ao presidente da República para sanção. Nesta etapa, o presidente tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto de isenção. Assim, o veto pode ser total ou parcial, mas o veto precisa ser votado pelo Congresso.

Por fim, para rejeitar um veto, é preciso o voto da maioria dos deputados (257) e senadores (41). Será que essa isenção tem chance de ser aprovada em todas as instâncias?!

 

Mercado das motos com a isenção do IPVA

ipva

A Yamaha Factor 150 também se enquadra a isenção prevista no projeto

Publicidade

Pensando em um cenário em que a proposta de isenção do IPVA para motos de até 150 cc seja aprovada, o mercado de motocicletas no Brasil deve ficar mais aquecido. Afinal, o projeto pode significar uma redução de até R$ 400 no preço das motocicletas. Além disso, como a taxa é anual, manter a moto dessa faixa de cilindrada será mais barato

Isenção do IPVA nas motos de baixa cilindrada pode aliviar o bolso dos consumidores em até R$ 400

Para ter uma noção do impacto, o autor do PL justifica a proposta através dos números de motos vendidas entre 2011 e 2018, cerca de 76,6% são de até 150 cilindradas. Complementando, os dados também indicam que 48% dos compradores de motos são das classes D e E. Então, essa isenção do IPVA cairia bem para esse público economizar. 

 

Linha Honda de fora

Caso seja aprovada sem alterações, a proposta irá isentar os proprietários de motos com motores de até 150 cm³ da necessidade de pagar o IPVA anualmente. Porém, algumas das motos mais vendidas do país não se encaixarão na nova regra.

Um porém do projeto: a linha 160 da Honda ficaria de fora do benefício, abrindo brecha para que as principais concorrentes tenham um novo argumento de vendas

Isto porque a família CG, que emplacou mais de 260 mil motos apenas em 2021, tem motor de 162 cm³ – ultrapassando o tamanho imposto pelo projeto. A Bros 160, responsável por mais 110 mil novas motos neste calendário, vive a mesma situação. Enquanto isso, as principais concorrentes Yamaha Fazer 150, Factor 150 e XTZ 150 Crosser seriam beneficiadas pelo projeto, o que pode, inclusive, virar argumento de venda na hora de fechar um negócio.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha