Publicidade

Entre as atividades programadas, estão apresentações da peça teatral “Calota e Gasolina em Trânsito”, blitz educativa com alunos da 5º série, orientação para motoristas, ciclistas e motociclistas, além de test drive com motos Honda

Com o tema “Educação para o Trânsito”, a cidade de Jacareí, localizada a cerca de 70 km da capital paulista, promoverá uma série de eventos entre hoje e o dia 27 de setembro, como parte da Semana Nacional de Trânsito.

Anualmente, o Departamento de Trânsito de Jacareí realiza campanhas educativas que envolvem cerca de 10 mil alunos da rede pública e particular de ensino. Desenvolvidas de acordo com as diretrizes do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), as ações visam conscientizar a população a não pensar em acidentes de trânsito como fatos naturais e, sim, como algo que pode ser evitado.

Para a Semana Nacional do Trânsito no município, várias atividades foram organizadas, entre elas orientação para motoristas, ciclistas e motociclistas, test drive com motos, largada oficial do Campeonato Paulista de Bicicross e Bike Indoor.

Publicidade

Um dos destaques é o projeto Educando Meu Bairro, uma blitz educativa com alunos do 5º ano do ensino fundamental. Durante esse trabalho, as crianças, acompanhadas por agentes de trânsito, abordam os motoristas de carros e motos para orientá-los sobre a importância de utilizar equipamentos de segurança e respeitar as leis. Os que estiverem irregulares receberão uma multa educativa.

Também haverá apresentações da peça “Calota e Gasolina em Trânsito”, que explica, de maneira lúdica, como se comportar no trânsito e a importância de se respeitar as regras para evitar acidentes e mortes. As apresentações estão ocorrendo no período da manhã e da tarde no Sest/Senat (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Confira abaixo, alguns destaques da programação da Semana Nacional de Trânsito em Jacareí:

– Dia 19/9 (sábado): 9h às 17h – Orientação para os motociclistas e test drive de motos (área externa do Parque da Cidade – Avenida José Cristovão Arouca, s/nº – Centro – Jacareí)

Publicidade

– Dia 20 (domingo): 11h – Largada oficial do Campeonato Paulista de Bicicross (Pista Luciano Bruni: Parque Santo Antônio – Jacareí)

– Dias 21 (2ªf) e 23 a 25 (4ªf a 6ªf): 9h às 11h e das 14h às 16h – Orientação para motoristas, ciclistas e pedestres, com entrega de porta-lixo e caramanholas (garrafas de água para bicicletas), em frente ao Sest/Senat (Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.201 – Bairro Rio Abaixo – Jacareí)

– Dia 24 (5ªf): 8h às 12h – Seminário da bicicleta, com o tema “Mobilidade Urbana Sustentável”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Lamartine Delamare, 69 – Centro – Jacareí)

– Dia 25 (6ªf): 19h30 – Bike Indoor no Pátio dos Trilhos (Praça Raul Chaves, 110 – Centro – Jacareí)

Publicidade

– Dia 27 (domingo): 8h às 15h – Prova Clássica de Ciclismo, com largada no bairro Villa Branca, próximo a Univap (Avenida Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova – São José dos Campos)