Publicidade

Inspirada na antiga moto Harley-Davidson da Segunda Guerra Mundial, japoneses criaram uma customização ao estilo do modelo que desembarcou na Europa, para o front de batalha.

Moto Harley customizada de guerra

Para quem está com os livros de história ainda frescos na cabeça, parece um pouco contraditório ver uma reprodução de um item norte-americano, da Segunda Guerra, no Japão. No entanto, os conflitos ficaram no passado e atualmente vemos uma mescla cultural entre os países.

Modelo ganhou detalhes da Harley-Davidson Shizuoka

Com isso, não é surpresa ver um trabalho de customização da Harley-Davidson Shizuoka, que recriou o visual da Harley WLA. Trata-se de uma reprodução moderna do modelo que esteve nos front de combate do passado. Para a construção, foi utilizada uma FLSS na cor genuína “Olive Gold Denim”.

Publicidade

Diferente da moto de época, recriação moderna é recheada de itens de alto desempenho

No quesito motor essa “WLA FLSS” emprega uma versão atualizada da Softail, que passou dos originais 1801 cc para 1923 cc de cilindrada. Tudo isso incorporando o kit topo de linha da marca, o Screamin Eagle. A alimentação por injeção ficou a cargo de um kit da Vance & Hines, e o filtro de ar foi substituído por um S&S. Por fim, o silenciador foi substituído por um da Bells Performance.

Estrela no tanque é como uma assinatura para o modelo

Bem servid0 de equipamentos, o modelo ganhou o visual da moto de época. A estrela branca militar foi desenhada no tanque de combustível. E o tradicional pára-brisas e o assento solo com mola foram obra da H-D Shizuoka. A moto ganhou ainda uma bolsa lateral junto ao braço oscilante esquerdo.

Publicidade

Veja também:

Harley-Davidson do Capitão América

A Harley-Davidson produziu cerca de 90 mil unidades da WLA, todas destinadas ao Exército Americano. A moto de guerra retirava o traje civil do modelo WL e adotava as cores militares.

WLA foi utilizada na Segunda Guerra Mundial

Eram acrescentadas as luzes de combate blackout e o cárter era modificado para que pudesse receber água. Também eram realizadas várias adaptações, tudo isso para carregar armas e outros equipamentos úteis no combate na Europa.

Publicidade

Aparição mais recente do modelo foi no cinema

Terminada a guerra, décadas depois a Harley WLA surgiu no filme “Capitão América, O Primeiro Vingador”, de 2011, onde Steve Rogers acelera a motocicleta pelo campo de batalha.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]