Notícias e Conteúdo
Segurança

Jaquetas com airbag: Europa estuda obrigar uso de segurança

02/04/2022 - por

Há alguns anos governantes da Europa vêm discutindo e causando controvérsias sobre o uso obrigatório de coletes ou jaquetas com air bag para motociclistas. A mais nova reviravolta no caso veio do congresso espanhol, que propôs uma lei para sugerir a obrigatoriedade para aqueles que estão tirando a habilitação.

 

Jaquetas com airbag podem ser obrigatórias

Publicidade

Desde o inicio de 2021 deputados ligados aos transportes propuseram uma lei que obrigaria a utilização de coletes ou jaquetas com air bag por todos os motociclistas. Entretanto, isso gerou uma série de protestos e resistências do setor.

jaquetas com air bag podem ser obrigatórias

A obrigação de jaquetas com airbag está dando o que falar em países como a Espanha. Tem autoridades que defendem o uso por parte de todos os motociclistas, inclusive

Publicidade

A FEMA (Federation European Motorcyclists Association) enviou uma carta ao ministro dos transportes demonstrando sua objeção a obrigatoriedade do equipamento, alegando ser uma tecnologia relativamente nova e ainda cara e que faltam mais estudos para comprovar a total eficácia no uso diário. Em junho o governo espanhol informou que não irá criar a obrigatoriedade nesse momento, pois ainda realiza estudos e que talvez a obrigatoriedade venha somente em 2026.

jaquetas com air bag na motogp

MotoGP usa os mais modernos sistemas de proteção com airbag. Repare que o colete de Marc Márquez inflou assim que ele notou uma situação de perigo, em milissegundos

Publicidade

em 2022, surgiu uma nova proposta, agora pelo congresso espanhol, sugerindo que o equipamento seria obrigatório apenas aos que estiverem tirando habilitação. Segundo a ANM (Asociación Nacional de Motoristas), o sistema seria melhor aproveitado em todas as aulas práticas e não somente na avaliação final, porém comentam que por ser um item com custo relativamente elevado, deveria ser fornecido pelas auto escolas. As autoridades ainda não chegaram a um consenso.

 

Como funcionam as jaquetas com airbag

As jaquetas e coletes podem funcionar de duas formas. A mais simples é com acionamento mecânico, através de um cordão que liga a jaqueta na moto. Se o motociclista cai da moto esse cordão sofre um forte impacto (diferente de você tentar sair da moto com ele ainda conectado) e aciona as bolsas de ar que inflam em questão de milissegundos, protegendo na maior parte dos casos a bacia, tórax e pescoço. Depois de um tempo as bolsas se esvaziam e você pode reutilizar comprando um novo kit de gás. Esse modelo tem preços no Brasil a partir de 800 reais para os coletes e de 1.700 reais as jaquetas.

 

Publicidade

Outra forma é por acionamento eletrônico, através de sensores espalhados na jaqueta ou colete que detectam a queda a acionam as bolsas em milissegundos. Esses modelos são comumente vistos nas corridas da moto GP e contém baterias que podem ser recarregadas em USB e que deixam os sensores ligados. Mais sofisticados, esses têm preços partindo dos R$ 6 mil.

Veja também:


E no Brasil, faria sucesso?

Obrigar o uso de jaquetas com airbag aos motociclistas ainda é uma realidade muito distante do mercado brasileiro. Por aqui, o único equipamento obrigatório é o capacete e é comum ver motociclistas andando sem os equipamentos básicos – às vezes sem capacete, inclusive.

Publicidade

Cogitar obrigar o uso de equipamentos com air bag ainda é uma realidade distante da nossa. Por aqui precisamos começar pelo básico, incentivando o uso de botas, luvas e jaquetas

Desta forma, uma lei como esta parece muito distante na nossa cultura atual. Além disso, há a questão econômica, uma vez que equipamentos de segurança como esses têm custo elevado no Brasil. Talvez o melhor caminho seja estimular o uso de itens básicos, como jaquetas tradicionais e luvas. Quem sabe um dia nós cheguemos à discussão dos componentes com airbag.

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.

É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
© 1999 a 2015. WEBTRENDS NEGOCIOS DE INTERNET LTDA.