Publicidade

Jean Azevedo, piloto de moto da Equipe Petrobras Lubrax, anunciou na manhÆ desta quarta-feira que est  fora da 15¦ edi‡Æo do Rally dos Sertäes.

De acordo com as regras da FIM (Federa‡Æo Internacional de Motociclismo), ap¢s nÆo ter largado na 4¦ etapa da prova realizada no domingo passado, o piloto ‚ sempre obrigado a largar em £ltimo at‚ o final do rali. “Agora nÆo vale a pena continuar na prova pois estaria saindo todos os dias na poeira dos outros pilotos ficando sem visibilidade. Daqui a poucos dias terei o Por Las Pampas Rally, v lido tamb‚m pelo Campeonato Mundial, e nÆo vou me arriscar. Mas continuo acompanhando o rali, mesmo de fora da competi‡Æo, para incentivar e apoiar os outros integrantes da Equipe Petrobras Lubrax”, explicou Jean.

Essa determina‡Æo da FIM ocorreu quando o piloto francˆs Cyril Despres entrou com um recurso no t‚rmino da sexta etapa, no qual Jean havia vencido, para fazer valer o regulamento que impede o competidor que nÆo fez uma etapa da prova de largar entre os primeiros colocados mesmo tendo conquistado um dos melhores tempos no dia anterior. Despres alegou que ficou na poeira do brasileiro, ap¢s ter sido ultrapassado, atrapalhando sua visibilidade.

Marcos Erm¡rio de Moraes, presidente da Dunas Race, organizadora do Sertäes, reconhece a obrigatoriedade dessa regra, mas saiu em defesa de Jean Azevedo.”Essa penaliza‡Æo realmente est  escrita no regulamento FIM mas eu acho que nÆo ‚ justa porque o Jean ‚ um piloto de ponta, um piloto r pido. E eu gostaria de ter apresentado aqui (no briefing) as imagens do spy (monitora‡Æo via GPS) na televisÆo para que todos percebessem que nÆo tinha absolutamente nada de interferˆncia de poeira no Cyril. Acho que de fato isso foi uma desculpa para justificar o resultado que ele teve hoje. Enfim, eu acho que o regulamento tem que ser executado em fun‡Æo do Campeonato Mundial, mas eu nÆo concordo. As exce‡äes tamb‚m deveriam ser levadas em considera‡Æo. Esse ‚ o ponto principal. Porque o Jean ‚ um piloto r pido e tem plenas condi‡äes de disputar a ponta. E eu acho que de fato ele nÆo causou qualquer problema hoje no Cyril tendo em vista o que a gente viu no spy”, afirmou.

Publicidade