Publicidade

Com menos de um mês para o Rally Dakar 2014, os brasileiros Jean Azevedo e Dário Júlio, da Honda Racing Rally Team, focam todas as energias na mais dura e importante competição off-road do planeta. A prova será realizada de 5 a 18 de janeiro, com largada em Rosário, na Argentina, com passagem pela Bolívia e chegada em Valparaíso, no Chile, e terá mais de nove mil quilômetros de percurso total, sendo cinco mil de especiais (trechos cronometrados). Isso fará da edição a mais longa da história da prova na América do Sul.

Jean Azevedo intensifica treinos para o Dakar

Jean Azevedo intensifica treinos para o Dakar

Depois de competições na Argentina, no Chile e da conquista do heptacampeonato Brasileiro de Rally Cross Country, Jean Azevedo está trabalhando 100% para o Dakar. “Tenho realizado diariamente treinos físicos e com moto. Quero chegar o mais bem preparado possível para disputar com o mesmo nível dos principais pilotos da modalidade”, conta o paulista de São José dos Campos.

Dário Júlio completa a equipe brasileira da Honda Racing Rally Team na maior competição off-road do planeta

Dário Júlio completa a equipe brasileira da Honda Racing Rally Team na maior competição off-road do planeta

Publicidade

Jean usará no Dakar a Honda CRF 450 Rally, modelo projetado exclusivamente para rali e que será utilizado pelos pilotos da Team HRC – os portugueses Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves, o espanhol Joan Barreda, o argentino Javier Pizzolito e o britânico Sam Sunderland. “Quero, se possível, fazer mais um treino com a CRF 450 Rally antes do Dakar. A moto já está na Argentina para os últimos ajustes”, completa.

Estreante, Dário Júlio vai ao Dakar com o objetivo de ampliar sua experiência na modalidade. Ele e Jean terão a missão de representar a Honda do Brasil, que pela primeira vez na história, em 42 anos, contará com uma equipe oficial na prova. “De hoje até o dia do embarque será um treino atrás do outro. Tenho na minha programação mais uma prova: o Rally dos Amigos, nos dias 13 e 14 de dezembro, em Avaré (SP), também para intensificar a preparação. Estou animado com a oportunidade, teremos uma equipe bem estruturada para disputarmos o Dakar com segurança e tranquilidade”, destaca o mineiro de Lavras, que andará com a CRF 450X.

O catarinense Ike Klaumann não participará do Dakar 2014. O piloto de 26 anos sofreu uma queda durante o Atacama Rally, no Chile, no início de novembro e teve lesões na clavícula e no quadril. Com isso, Ike passou por intervenções cirúrgicas e tem feito sessões de fisioterapia. “A recuperação está ótima e estou me sentindo bem. Acredito que em 45 dias eu devo estar liberado para retomar as atividades físicas. É uma pena que não estarei no Dakar. É um sonho que foi adiado”, diz Ike, que não terá substituto na equipe. Assim, Jean Azevedo e Dário Júlio serão os únicos representantes brasileiros da Honda na categoria motos.

Mapa do Rally Dakar 2014

Publicidade
Roteiro do Rally Dakar 2014

Roteiro do Rally Dakar 2014