Publicidade

Jean Azevedo da equipe Petrobras Lubrax, venceu a categoria motos Production na primeira etapa cronometrada do Rally Paris-Dakar na µfrica, neste domingo, entre Tunis e Tozeur, na Tun¡sia.

Na classifica‡Æo geral ele foi o segundo colocado, o melhor resultado do Brasil nas motos em uma etapa na hist¢ria da competi‡Æo. Jean completou o trecho de 25 quil“metros em 19m58s. O resultado fez com que Jean subisse sete posi‡äes no ranking acumulado desde a largada, dia 1o de janeiro em Marselha, na Fran‡a. Agora ele ocupa o 16o lugar na geral.

De KTM 660, Jean s¢ ficou atr s de uma das favoritas KTM 950 LC8, muito mais potentes, do espanhol Joan Roma (19m42), o campeÆo do dia. Na terceira posi‡Æo est  o francˆs Richard Sainct, bicampeÆo do Dakar (99 e 2000), marcando 20 minutos cravados. Cyril Despres, tamb‚m da Fran‡a, foi o quarto mais r pido (20m04s). Ambos correm de KTM 660. Fabrizio Meoni, vencedor duas vezes (2001 e 2002) do maior rali do mundo, aparece em quinto com 20m20s pilotando outra KTM 950.

Jean ficou surpreso ao saber do resultado na chegada do acampamento montado no aeroporto de Tozeur, no deserto da Tun¡sia. O brasileiro acredita que poderia ter feito um tempo ainda melhor se tivesse largado com menos gasolina na moto, como fez a maioria dos pilotos. A KTM 660 pesa cerca de 200 quilos com os tanques cheios.

Publicidade

Embora o resultado tenha chamado a aten‡Æo da imprensa mundial que acompanha o Dakar, ele prefere ser cauteloso quando lhe perguntam sobre a performance deste domingo. No in¡cio da tarde, ap¢s a etapa, o espanhol Isidre Esteve aparecia como vencedor e Jean em terceiro. Mas depois foi constatado que Esteve havia ficado em vig‚simo. Com isso, o brasileiro subiu uma posi‡Æo.

Nos carros, Klever Kolberg e Lourival Roldan terminaram em 24o lugar na etapa e estÆo em s‚timo na categoria Super Production Diesel com um Mitsubishi Pajero Full. Na acumulada, eles estÆo em 18o. O francˆs Stephane Peterhansel, seis vezes campeÆo do Dakar na categoria motos, foi o vencedor no dia com o novo carro Mitsubishi Pajero Evolution. Ele ficou 9m20s … frente da dupla brasileira.

Andr‚ Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, de Tatra, terminaram em sexto lugar na geral, a mesma posi‡Æo que ocupam na classifica‡Æo acumulada. O holandˆs Johannes De Rooy ganhou mais uma com um caminhÆo DAF e lidera a competi‡Æo.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Sat‚lite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Inform tica, Nera Telecomunica‡äes, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promo‡äes, Vista Cria‡äes Gr ficas, Adventure Gears, Kodak Professionale e Mercedes-Benz Caminhäes.

Publicidade