Publicidade

Gilmar “Joaninha” Flores está pronto para encarar a quinta edição da Copa Brasil de Motocross Freestyle, que será realizada neste fim de semana, dias 19 e 20, na praia do Quebra-Mar, Rio de Janeiro.

Invicto na competição, o piloto patrocinado pela Pro Tork é apontado como favorito e promete não decepcionar os fãs na busca pelo penta.

O tetracampeão irá enfrentar grandes nomes como Jorge Negretti, precursor da modalidade no país, Natan Azevedo, Cyro de Oliveira, Marcelo Simões, Fred Kryllos, Jeff Campacci, Pedrinho Nougalli e os irmãos Gian e Paô Bergamini, além de feras internacionais, como o americano Derek Burlew e o colombiano Sebastian “Tatan” Mello.

Com o nível dos adversários cada vez mais alto, Joaninha investiu na preparação em seu Centro de Treinamento, na cidade de Sinop (MT). O piloto já não é mais o único brasileiro a realizar o temido backflip, por isso, vem treinando variações inéditas para surpreender os juízes e levar o público ao delírio. Backflip Shaolin e Cordoba estão guardados na manga.

Publicidade

A execução destas manobras irá depender do nível da disputa. Joaninha passou por uma cirurgia no ombro esquerdo no final de 2010 e dentro do período de recuperação acabou forçando o ombro direito. Com uma luxação e apresentando dificuldades em certos movimentos, o piloto pretende realizar manobras que não explorem tanto os braços.

Sobre a disputa
Neste esporte a disputa não consiste em velocidade. A competição e avaliação se baseiam em saltos, que vão de 25m a 30m de distância, somados a manobras ousadas, realizadas a mais de 10m de altura. A Copa Brasil de Motocross Freestyle tem início no sábado, quando os onze competidores terão direito a duas voltas de 90 segundos de duração cada. Apenas seis competidores passarão para a final no domingo.