Publicidade
Foto: José Hélio comemora o tetracampeonato do Rally Internacional dos Sertões entre as motos

Foto: José Hélio comemora o tetracampeonato do Rally Internacional dos Sertões entre as motos

Piloto Honda venceu, na última etapa entre Mossoró e Natal – RN, duelo acirrado com o francês Cyril Despres (KTM) e faturou o título das motos na edição 2008

Natal (RN) – José Hélio (Honda) conquistou nesta sexta-feira o tetracampeonato do Rally Internacional dos Sertões. Depois de um duelo de tirar o fôlego com o francês Cyril Despres (KTM), mais uma vez a técnica e a pilotagem do brasileiro falaram mais alto e foram fundamentais para definir o título somente na décima e ú ltima etapa do maior rali das Américas, realizada entre Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte, com 130 quilômetros de trecho cronometrado. A diferença acumulada entre os dois foi de apenas 4min49seg, de acordo com os resultados extra-oficiais.

No total, foram 4.734 quilômetros de desafios entre Goiânia (GO) e a capital potiguar. O piloto francês, que é bicampeão do Dakar (2005 e 2007) e vencedor do Sertões em 2006, liderou até a sexta etapa, realizada na última segunda-feira entre Palmas (TO) e Balsas (MA), quando José Hélio conseguiu assumir a ponta da classificação geral.

Publicidade

Na oitava etapa, entre Floriano (PI) e Crateús (CE), Despres encostou no líder, mas na penúltima especial, realizada ontem entre Cratéus e Mossoró (RN), cometeu um erro e viu as suas chances ficarem mais distantes. O francês perdeu o cartão de controle durante a prova e foi penalizado em cinco minutos, largando na manhã de hoje com 6min54seg atrás do brasileiro na classificação geral.

“É meu, é meu, é do Brasil. É Zé Hélio de novo! Obrigado!”, comemorou o campeão. “Foi muito bom, andei muito rápido hoje. A especial foi perfeita, encaixei ela toda. Quando tive um pouquinho de dúvida o Marc Coma me passou, que é o melhor piloto do mundo, aí tive a certeza do caminho. Foi só entrar na praia e andar rápido. Me sinto em casa aqui no Rio Grande do Norte”, continuou José Hélio, que provocou uma grande festa verde e amarela no final da especial, que foi marcada pelo solo arenoso das dunas.

Agora, o piloto segue em deslocamento para Natal, onde será recebido por toda a caravana do Rally dos Sertões no Forte dos Reis Magos, palco da chegada promocional. “A Dunas Race (que organiza e promove a competição) mais uma vez se superou na realização do evento”, elogiou José Hélio.

Confira o currículo de José Hélio:
Nascimento: 16/03/79 (29 anos)
Natural de: São Paulo (SP)
Categoria: Production Até 450cc
Moto: Honda CRF 450 X
Títulos: Atual campeão brasileiro e tetracampeão do Rally Internacional dos Sertões (2008, 2007, 2003 e 1999)
Quando não está competindo: Pratica wakeboard
Ídolos no esporte: Ayrton Senna
Sonho no esporte: Competir em todas as etapas do Campeonato Mundial
Evento preferido: Rally Internacional dos Sertões
Time de futebol: Não tem

Publicidade