Publicidade
Foto: José Hélio encara primeira etapa do Rally Dakar 2009

Foto: José Hélio encara primeira etapa do Rally Dakar 2009

Brasileiro fechou a etapa especial entre as cidades argentinas de Santa Rosa e Puerto Madryn em 15º lugar e continua sendo o melhor brasileiro na competição

A etapa mais longa da edição 2009 do Rally Dakar exigiu muita atenção e concentração do brasileiro José Hélio, mais uma vez o melhor do país na classificação. O paulista terminou o segundo dia de provas em 15º lugar, à frente do vencedor da etapa de abertura, o espanhol Marc Coma, que chegou em 17º. A vitória ficou com o holandês Frans Verhoeven. A etapa deste domingo (4) foi disputada entre as cidades argentinas de Santa Rosa e Puerto Madryn e contou com 837 quilômetros de extensão, entre eles, 237 de especiais. O resultado coloca José Hélio em 14o na classificação geral. Amanhã, os competidores terão de enfr entar uma das especiais mais longas, entre Puerto Madryn e Jacobacci. A etapa possui 694 quilômetros, dos quais 616 são de especiais.

Estes dois primeiros dias do Rally Dakar estão servindo para que os competidores entrem no clima da competição. Apesar de longos, os trajetos não oferecem muitas dificuldades. Neste segundo dia, os pilotos enfrentaram extensos caminhos de areia. O equilíbrio é um dos destaques até aqui. Marc Coma, que havia ganhado a primeira etapa acabou com um desempenho inferior no dia de hoje. Já o francês Cyril Despres, que luta para manter o título conquistado em 2007 e fez o 22º melhor tempo ontem, garantiu a vice-liderança na etapa de hoje.

Publicidade

José Hélio mantém a regularidade. No primeiro dia de competições, garantiu a nona colocação e só não se saiu melhor por conta de um problema com um pneu. O brasileiro terminou a prov a com uma roda emprestada de outro competidor. “Foi uma etapa muito rápida, com muita poeira. Não foi tão cansativa. Ideal para os primeiros dias.”

Já neste domingo, foi o nono a sair, de acordo com a classificação da etapa anterior e se manteve entre o 13º e o 15º lugar todo o tempo. Com a motocicleta Honda CRF 450X, o brasileiro completou a prova em 2h25m36s, 10m48s atrás do primeiro colocado. José Hélio conta com o patrocínio da Honda do Brasil, ASW e Flash Power disputará a categoria 450 Extreme.

Programação – Rally Dakar 2009
3ª etapa – segunda-feira – 5 de janeiro 2009
Puerto Madryn / Jacobacci
Deslocamento 70 km / especial 616 km / deslocamento 8 km – total: 694 km
Com uma especial de mais de 600 quilômetros, os competidores estarão na estrada da Patagônia , que vem acompanhada de uma troca significativa de terreno. A paisagem é mais ondulada e positiva para os que gostam de grandes curvas. Devem se orientar pelos lagos que cercam o caminho e pela grande quantidade de flamingos rosas presentes no local.

4ª etapa – terça-feira – 6 de janeiro 2009
Jacobacci / Neuquén
Deslocamento 4 km / especial 459 km / deslocamento 25 km – total: 488 km
No começo desta etapa, os trechos de pedra vão exigir muito dos braços dos motociclistas. As primeiras porções de areia e os vários trechos fora da pista encantarão os amadores. É preciso cuidado, pois o erros podem começar a custar caro. Os favoritos podem começar a aparecer.

Publicidade