Publicidade

Joaquim Gouveia, mais conhecido como Juca Bala, est  preparado para disputar pela d‚cima vez o Rally Internacional dos Sertäes, a maior prova off road da Am‚rica Latina e uma das maiores do mundo em n£mero de participantes.

Natural de SÆo Roque, cidade do interior paulista, Juca vai correr com uma Suzuki DRZ 400 em busca do terceiro t¡tulo na competi‡Æo, ap¢s vencer em 93 e 96. SerÆo 3.825 km de percurso, cruzando os Estados de Goi s, Tocantins e MaranhÆo, com chegada em SÆo Luis. A largada acontece no pr¢ximo dia 23, em Goiƒnia, reunindo 221 ve¡culos entre carros, motos, caminhäes e quadriciclos, n£mero recorde de inscritos.

Acostumado a disputas de ralis, Juca Bala acredita num bom resultado na competi‡Æo. “Pelo que sei, ser  uma prova dura j  nos primeiros dias, que vai exigir bastante do equipamento, al‚m de muita navega‡Æo. Mas consegui montar uma boa estrutura de apoio, estou bastante confiante”, afirma. Com rela‡Æo aos advers rios, Juca acredita que a prova ser  definida entre os pilotos brasileiros, pelas caracter¡sticas do terreno. “Ser  uma prova r pida, tipo um baja planilhado, onde os brazucas levam vantagem sobre os estrangeiros”, comentou.

Juca Bala tamb‚m destaca que, apesar da experiˆncia adquirida durante as nove participa‡äes anteriores, ‚ preciso muita concentra‡Æo e condicionamento f¡sico para alcan‡ar um bom resultado no Rally dos Sertäes. “Venho treinando com a moto desde o Terra Brasil, mas naquela ocasiÆo estava contundido. Agora meu equipamento est  bem preparado e estou 100% recuperado”, avisa. “Ainda assim, nÆo posso vacilar. SerÆo cinco favoritos brigando pelo t¡tulo, qualquer erro compromete a classifica‡Æo final”, reconhece.

Publicidade

Aos 37 anos de idade, Juca ‚ um dos mais experientes e premiados pilotos do off road nacional, com v rios t¡tulos importantes. Al‚m do bicampeonato no Rally dos Sertäes, ele venceu o Rally Paris-Dakar em 2001, na categoria Super Production 400cc, e foi vice-campeÆo no ano seguinte. “Espero voltar de SÆo Lu¡s com mais um resultado positivo. Vou acelerar forte para trazer esse trof‚u para meus patrocinadores, amigos e familiares”.

Juca Bala tem o patrocinio da Riffel e Bieffe, apoio da Suzuki, Scott, Eninco, Fischer, Pirelli, Circuit e Rally Brasil.