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O mundo será dominado pelas motos elétricas! A Kawasaki não quer ficar de fora e anunciou planos para desenvolver e lançar 10 motos elétricas e híbridas até 2025. O comunidado foi feito pelo presidente da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito, que disse ainda que o número aumentará significativamente até 2035.

Assim, os planos audaciosos não incluem apenas modelos voltados para o uso urbano, mas a marca pretende colocar o segmento off-road nas motos elétricas. Até o momento, a Kawasaki não detalhou se fará suas motos elétricas e híbridas do zero ou aproveitarão projetos existentes para realizar uma adaptação. Mas algumas fotos dão indícios do que vem por aí.

Próxima moto elétrica da marca 

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A Endeavor abrirá a Era da motos elétricas da Kawasaki

A Kawasaki apresentou a moto elétrica Endeavor no Salão de Milão (EICMA) em 2019 e teve alguns detalhes vazados da versão destinada para a produção. Parte dessas informações sobre a moto elétrica da japonesa envolvia o sistema de transmissão.

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O Endeavor terá uma transmissão manual com 4 velocidades porque a Kawasaki acredita que esse tipo de marcha entrega ao condutor uma faixa de velocidade maior e também permite que o piloto tenha maior domínio sobre a moto. 

Posicionamento do propulsor elétrico

Enquanto isso, o chassi já é um velho conhecido. A Kawasaki usou a base da consagrada Ninja 300 para a próxima moto elétrica. Assim, o esperado é que o modelo seja semelhante a Ninja mas com design mais futurista, característica das motos elétricas.

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Planos para o futuro das motos elétricas e híbridas

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A Z 650 pode ser uma plataforma para o desenvolvimento de motos híbridas em série

Quando a Kawasaki falou sobre seu futuro mais sustentável, mostrou alguns pontos do que estará por vir. A Z 650 é mostrada com uma estrutura de motor elétrico secundário dando a entender que será um dos modelos híbridos planejados pela marca.

Além disso, a marca tem esse plano ambicioso da criação de 10 motos elétricas e híbridas até 2025 para sentir como o mercado vai reagir aos seus produtos mais sustentáveis. Assim, a japonesa deve se preparar para em até 2035 realizar lançamentos de modelos importantes apenas elétricos ou híbridos, como o protótipo híbrido da Z 650.

Protótipo do motor da H2 modificado para receber hidrogênio

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Por falar em híbrido, a marca também deve utilizar o hidrogênio como combustível para as motos. Assim, a Kawasaki está desenvolvendo um motor superalimentado usando hidrogênio na supersesportiva H2. Ou seja, uma H2 movida a H2. Trocadilhos à parte, o motor funcionará com injeção direta na câmara de combustão mas precisamos esperar um pouco mais para ter acesso aos detalhes da máquina.

 

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha