Publicidade

Está mais próximo do que nunca! Como adiantado por nós aqui, a segue Kawasaki trabalhando no desenvolvimento de uma moto retrô média Nesta semana a fabricante fez os primeiros registros do modelo, na Europa, já sob o nome de Z650 RS.

O design nostálgico que nos recorda os lendários modelos de produção da família Z da Kawasaki terá mais uma moto para aumentar a gama de motos retrô. Desta vez, a média cilindrada deve chegar como a opção mais em conta entre os modelos ‘raiz’.

Kawasaki z 900 rs

A Z 900 RS deve servir de inspiração para a nova Kawasaki retrô

Assim, a marca japonesa irá produzir a Z650 RS com base na plataforma das demais 650, Z, Ninja, Versys e Vulcan. Essa linha é seguida pela Z900 RS que utiliza o motor da Z900, só que um pouco mais amansado e condizente com a proposta clássica.

Publicidade

 

  • Assista ao vídeo teaser divulgado pela Kawasaki do Brasil:

 

Veja também:

Nova Kawasaki: potência, top speed e mais

Os registros de homologação são claros e generosos, confirmando diversas informações de como será a nova moto clássica da Kawasaki. Sua potência, peso e até top speed já vieram ao público.

Publicidade
kawasaki z 650 2021

A Kawasaki Z 650 servirá de base para a nova clássica da Kawa, mas a experiência de pilotagem deve ser distinta

O motor será o mesmo das demais 650 e irá entregar 68 cv de potência e 6,5 kgf.m de torque máximos, a 8.000 e 6.700 rpm, respectivamente. Também haverá uma versão com potência reduzida para 47 cv, criada aos pilotos de habilitação A2 na Europa.

Kawasaki motor 650

O motor será o mesmo 650 das Z, Versys, Ninja e Vulcan. Assim, a nova Kawasaki terá 68 cv, 6,5 kgf.m de torque e top speed perto dos 200 km/h

Assim, a nova Kawa atingirá até 191 km/h reais de velocidade máxima – pouco acima dos 200 km/h no painel. Já a versão limitada acelera ‘apenas’ até os 176 km/h reais.

Publicidade

 

Mesmo motor, novas medidas

Se o motor é idêntico ao da Z 650, o modelo RS tem suas próprias dimensões. Com as novas rabeta e plásticos ela terá 2,06 metros – 1 cm a mais que a naked padrão. Porém, seu entre eixos é mais curto, com 1,40 m ante os 1,41 m da irmã. São diferenças sutis mas que devem aferir mais identidade ao novo produto.

A 900 RS tem painel analógico, tanque em formato de gota, buzina aparente, banco único, farol e espelhos redondos. Tudo isto também deve estar na 650

A altura do assento, altura total e largura seguem o mesmo padrão, com diferentes pontuais entre as duas motos. Assim, os números indicam que a RS será mais alta e também terá posição mais ereta (logo, menos esportiva), condizente com a proposta retrô.

Por sim, o peso. Apesar das carenagens e dimensões próprias, a nova moto retrô da Kawasaki será apenas 1 kg mais pesada que a Z padrão. Assim, marca 188 kg na balança, já abastecida e com todos os fluídos.

 

 

Como deve ser a Kawasaki Z650 RS

kawasaki z 650 rs retro

Calma, esta é a apenas uma montagem de como pode ser a nova Kawaski retrô

Como um bom teaser, o vídeo divulgado pela Kawasaki no Brasil possui apenas 16 segundos e deixa poucos indícios de como será sua nova moto.

Contudo, a Z650 RS deve beber, e muito, da influência da Z900 RS. O modelo encontrou boa aceitação no mercado e se tornando um moto global da Kawa – disponível no Brasil, inclusive. Assim, deve manter elementos como farol redondo, tanque em formato de gota, banco único em dois níveis, espelhos redondos, painel com indicadores analógicos e rabeta que remeta aos anos 1970.

 

Nova Kawasaki 650: preços e vinda ao Brasil

Se o teaser em si revela pouco sobre como deve ser a nova Z 650 RS, o fato da Kawasaki tê-lo republicado em suas redes oficiais no Brasil dá um spoiler importante: ela cogita trazer o modelo ao nosso país.

z650 rs

O preço da Z 650 RS ainda será divulgado, mas ela deve custar pouco mais que a Z650 padrão. E deve vir ao Brasil, também

Como já está na fase final dos registros, o modelo deve ser apresentado ainda em 2021 e chegar às lojas na sequência, até o primeiro trimestre de 2021. Naturalmente, as vendas iniciam pelo mundo desenvolvido, como Europa, Estados Unidos, Japão e Austrália.

Mas quanto irá custar esta Kawasaki nova? O preço ainda não foi revelado pela marca, o que deve ocorrer apenas na ocasião do lançamento. Provavelmente a Kawa adote o mesmo padrão que usa na Z 900, onde a RS custa cerca de 20% mais que a naked padrão.

kawasaki z 900 rs brasil

No Brasil, a Z 900 RS tem preço sugerido de R$ 59.590

Desta forma, a nova RS sairia por cerca de 8.820 dólares nos Estados Unidos e por R$ 47.800 no Brasil, visto que a Z 650 tem preço sugerido de R$ 39.800 em solo verde e amarelo. Mas, frisando, isto é apenas uma estimativa.

Para fechar, a Z900 RS parte dos R$ 59.590 em nosso amado país, ante os R$ 55.630 da Z900, já em sua nova geração.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha