Está mais próximo do que nunca! Como adiantado por nós aqui, a segue Kawasaki trabalhando no desenvolvimento de uma moto retrô média Nesta semana a fabricante fez os primeiros registros do modelo, na Europa, já sob o nome de Z650 RS.
O design nostálgico que nos recorda os lendários modelos de produção da família Z da Kawasaki terá mais uma moto para aumentar a gama de motos retrô. Desta vez, a média cilindrada deve chegar como a opção mais em conta entre os modelos ‘raiz’.
Assim, a marca japonesa irá produzir a Z650 RS com base na plataforma das demais 650, Z, Ninja, Versys e Vulcan. Essa linha é seguida pela Z900 RS que utiliza o motor da Z900, só que um pouco mais amansado e condizente com a proposta clássica.
- Assista ao vídeo teaser divulgado pela Kawasaki do Brasil:
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Nova Kawasaki: potência, top speed e mais
Os registros de homologação são claros e generosos, confirmando diversas informações de como será a nova moto clássica da Kawasaki. Sua potência, peso e até top speed já vieram ao público.
O motor será o mesmo das demais 650 e irá entregar 68 cv de potência e 6,5 kgf.m de torque máximos, a 8.000 e 6.700 rpm, respectivamente. Também haverá uma versão com potência reduzida para 47 cv, criada aos pilotos de habilitação A2 na Europa.
Assim, a nova Kawa atingirá até 191 km/h reais de velocidade máxima – pouco acima dos 200 km/h no painel. Já a versão limitada acelera ‘apenas’ até os 176 km/h reais.
Mesmo motor, novas medidas
Se o motor é idêntico ao da Z 650, o modelo RS tem suas próprias dimensões. Com as novas rabeta e plásticos ela terá 2,06 metros – 1 cm a mais que a naked padrão. Porém, seu entre eixos é mais curto, com 1,40 m ante os 1,41 m da irmã. São diferenças sutis mas que devem aferir mais identidade ao novo produto.
A altura do assento, altura total e largura seguem o mesmo padrão, com diferentes pontuais entre as duas motos. Assim, os números indicam que a RS será mais alta e também terá posição mais ereta (logo, menos esportiva), condizente com a proposta retrô.
Por sim, o peso. Apesar das carenagens e dimensões próprias, a nova moto retrô da Kawasaki será apenas 1 kg mais pesada que a Z padrão. Assim, marca 188 kg na balança, já abastecida e com todos os fluídos.
Como deve ser a Kawasaki Z650 RS
Como um bom teaser, o vídeo divulgado pela Kawasaki no Brasil possui apenas 16 segundos e deixa poucos indícios de como será sua nova moto.
Contudo, a Z650 RS deve beber, e muito, da influência da Z900 RS. O modelo encontrou boa aceitação no mercado e se tornando um moto global da Kawa – disponível no Brasil, inclusive. Assim, deve manter elementos como farol redondo, tanque em formato de gota, banco único em dois níveis, espelhos redondos, painel com indicadores analógicos e rabeta que remeta aos anos 1970.
Nova Kawasaki 650: preços e vinda ao Brasil
Se o teaser em si revela pouco sobre como deve ser a nova Z 650 RS, o fato da Kawasaki tê-lo republicado em suas redes oficiais no Brasil dá um spoiler importante: ela cogita trazer o modelo ao nosso país.
Como já está na fase final dos registros, o modelo deve ser apresentado ainda em 2021 e chegar às lojas na sequência, até o primeiro trimestre de 2021. Naturalmente, as vendas iniciam pelo mundo desenvolvido, como Europa, Estados Unidos, Japão e Austrália.
Mas quanto irá custar esta Kawasaki nova? O preço ainda não foi revelado pela marca, o que deve ocorrer apenas na ocasião do lançamento. Provavelmente a Kawa adote o mesmo padrão que usa na Z 900, onde a RS custa cerca de 20% mais que a naked padrão.
Desta forma, a nova RS sairia por cerca de 8.820 dólares nos Estados Unidos e por R$ 47.800 no Brasil, visto que a Z 650 tem preço sugerido de R$ 39.800 em solo verde e amarelo. Mas, frisando, isto é apenas uma estimativa.
Para fechar, a Z900 RS parte dos R$ 59.590 em nosso amado país, ante os R$ 55.630 da Z900, já em sua nova geração.