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Rumores, rumores, rumores. Se ultimamente eles têm culminado em lançamentos reais, como ocorreu com a nova Yamaha R7, agora apontam ao desenvolvimento de outra esportiva. Desta vez, da Kawasaki.

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Lançada no ano passado, a pequena ZX-25R pode estar servindo de base para uma nova ‘esportiva raiz’ da Kawasaki. Provavelmente, a ZX-4R

ZX-4R: possível nova esportiva da Kawasaki

Segundo portais do exterior, a japonesa está trabalhando em uma nova esportiva raiz, com motor de quatro cilindros em linha capaz de acelerar até perto dos 20 mil rpm. As especulações indicam uma nova carenada de 400 cilindradas que, seguindo a nomenclatura da empresa, poderia se chamar ZX-4R.

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Mesmo homologada para as ruas, é na pista que a ZX-25R se sente em casa. Por isso, nada melhor que uma foto do modelo descansando no tradicional circuito de Jerez, na Espanha

Pouco se afirma até aqui, mas acredita-se que a ‘nova ZX-4R’ será desenvolvida a partir da interessante ZX-25R. Lançada no ano passado, a motocicleta evoca as pequenas esportivas dos anos 1980 e 1990 (como a CBR 250RR) ao extrair 51 cv de uma usina de 249 cm³, com quatro cilindros paralelos. Em nome da esportividade, o pico de potência desta moto de pista homologada para ruas acontece apenas aos 15.500 rpm.

Assim como as pequenas esportivas dos anos 1980 e 1990, a ZX-25R entrega uma potência além do patrão para o seu tamanho. São 51 cv e 249 cm³… isso sem falar no som do motor beirando os 20 mil rpm

Existe a possibilidade, portanto, que a ZX-4R adote diversos componentes da 25R, incluindo o motor. Neste caso ele teria suas dimensões dos diâmetros de curso e deslocamento ampliados através do uso de novos cilindros e comando de válvulas. Os números finais, de potência torque, seriam elevados consequentemente. Enquanto nenhuma informação oficial for divulgada, seguiremos acompanhando…

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Quatro cilindros e altas rotações: esportiva raiz

No passado as esportivas médias tinham ótima aceitação, sobretudo no mercado japonês e, posteriormente, europeu. Entre outras marcas, a Honda produziu a CBR 400, nas variações F, R e RR, de 1983 a 1994, e a própria Kawasaki tinha representante no segmento.

Eis a ZXR 400, sucesso no Japão e Europa nos anos 1990. Motor de quatro cilindros em linha entregava até 64 cv e acelerava acima dos 220 km/h – reais, claro

Era a ZXR400. Com design propositalmente inspirado nas grandes esportivas verdes, era praticamente uma ‘mini ZX-7R’, com direito até aos dois pequenos farois. Aliás, o desempenho também era digno de gente grande. Seu motor de 398 cm³ e 16 válvulas entregava 64 cv, sendo capaz de acelerar até os 225 km/h (reais, claro) sem qualquer alteração na motocicleta retirada nas concessionárias.

A motocicleta foi oferecida em diferentes versões e fabricada por dez anos, de 1989 até 1999. Agora, ao que tudo indica, está servindo de inspiração ao desenvolvimento de uma nova ‘esportiva raiz’ japonesa.

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza