Motonline andou no mais recente lanรงamento da Kawasaki e que jรก estรก disponรญvel nas lojas da marca – a Versys. Pudemos dar algumas voltas na pista de Interlagos, em Sรฃo Paulo, durante a realizaรงรฃo da Copa Ninja 250R, no domingo, dia 1ยบ de agosto. Portanto, trata-se apenas de uma muito ligeira primeira impressรฃo sobre a motocicleta.
A kawasaki Versys prima pelo bom acabamento e bom comportamento. Se na foto alguรฉm pode achar a dianteira diferente ou de beleza duvidosa, vรก vรช-la pessoalmente. Essa sensaรงรฃo passarรก rapidamente. A moto รฉ linda!!!
Montado na Versys รฉ bem perceptรญvel o conforto geral, proveniente da ergonomia onde o piloto fica bem relaxado pela posiรงรฃo do guidรฃo aberto, com os pรฉs bem apoiados nas pedaleiras e em um banco muito confortรกvel, dado a largura e densidade da espuma a 845mm do solo.
Os comandos estรฃo nas posiรงรตes adequadas e instintivas, o toque รฉ perfeito e o acabamento apurado รฉ notรกvel. O painel รฉ bonito e funcional com conta-giros analรณgico e velocรญmetro digital, ao contrรกrio de sua irmรฃ naked – ER-6, que possui o conta-giros digital e o velocรญmetro analรณgico.
Aliรกs, a semelhanรงa com sua irmรฃ naked estรก na utilizaรงรฃo de vรกrios componentes em comum, alรฉm do motor, como freios, manetes e pneus, num olhar rรกpido, jรก que o clima exigia que nรฃo se perdesse muito tempo observando a Versys.
Em algumas voltas, pude notar uma leve oscilaรงรฃo na reta em velocidades maiores. Em curvas a dianteira afundava muito, todavia, nada que nรฃo possa ser ajustรกvel, jรก que sua suspensรฃo dianteira tem ajuste no retorno e prรฉ-carga da mola. A traseira se mostrou mais firme e tambรฉm รฉ ajustรกvel em 13 nรญveis no retorno e 7 nรญveis na prรฉ-carga da mola.
Seu tanque de 19 litros mostra o carรกter viajante da Versys, mas nada de encarar fora do asfalto, pois suas rodas de liga-leve sรฃo calรงadas com pneus Dunlop idรชnticos da ER-6, 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira, ambos de 17 polegas.
O cรขmbio รฉ leve, macio, preciso e bem escalonado. Os freios estรฃo bem dimensionados e o ABS mesmo exigido ao mรกximo nรฃo deu aquele retorno incomodo. Seu chassi รฉ um diamond em aรงo.
O motor, apesar de ser o mesmo da ER-6 รฉ mais manso, com 64 cv a 8000RPM e 6,2 Kgfm a 6800 rpm, que propicia excelente torque em baixas e mรฉdias rotaรงรตes. O baixรญssimo nรญvel de vibraรงรฃo deve ser decisivo para o conforto em longas viagens. Apesar de nรฃo experimentada, a garupa parece ser bem confortรกvel, jรก que o banco e a posiรงรฃo das pedaleiras privilegiam o acompanhante.
Por fim, senti falta de uma maior proteรงรฃo aerodinรขmica, mas nada que nรฃo se resolva com um pรกra-brisa maior. A nova dual-purpose ou maxi-trail รฉ vendida somente na cor preta a R$33.990,00 e R$37.390,00 com ABS, no modelo 2010.