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A timidez que a Kawasaki demonstra no Brasil não é compatível com a força e presença da marca em outros mercados. Os produtos são sempre muito competitivos e a marca tem um forte apelo de esportividade que vem das pistas (asfaltadas ou não), o que coloca a “green” invariavelmente como um razoável objeto do desejo de uma parcela importante de consumidores.sidebyside

Feito este preâmbulo – e a crítica à Kawasaki do Brasil, um lançamento que está próximo de acontecer no mercado brasileiro – provavelmente no segundo semestre deste ano – comprova esta afirmação. Vem aí a Kawasaki Versys 300 (lá fora ela foi apresentada como Versys-X 300, mas aqui tratamos como Versys 300), irmã menor desta família de motos que tem certa vocação aventureira, mas na verdade são desta nova categoria, as crossover.versys_300

Apresentada no último Salão de Milão (EICMA 2016), a Kawasaki aposta na Versys 300, uma receita certeira para atrair um público cada vez mais jovem, que procura por estilo e diferenciação da multidão. Este segmento, aliás, deve crescer muito nos próximos anos, já que todas as grandes marcas dedicam atenção especial a esta classe de motores “pequeno-médio”: vem aí a BMW G 310 R, que deve ser seguida da irmã R 310 GS; tem também a Suzuki V-Strom 250, apresentada no EICMA 2016, mas sem qualquer informação sobre sua chegada por aqui; além de Honda e Yamaha que já estão com seus produtos no segmento há bastante tempo, apesar de ambos – XRE 300 e XTZ 250 Ténéré – já necessitarem de uma boa atualização, sobretudo com a chegada destas novas concorrentes.

Como é essa Versys 300?

Kawasaki Versys-X-300

Kawasaki Versys-X-300

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A Versys 300 vem equipada com o mesmo motor de dois cilindros paralelos – da Ninja 300 e da sua irmã naked, a Z 300. Trata-se de um consagrado motor DOHC, 8 válvulas, de exatos 296 cm³ e arrefecido a líquido, que oferece 39 cv de potência a 11.000 rpm. O conjunto recebeu diversas melhorias para resultar em mais força em baixo e médio giros.

A família de média cilindrada da Kawasaki agora fica completa, com a esportiva (Ninja 300), a naked (Z 300) e agora esta crossover Versys 300. A nova motoca promete oferecer uma posição de pilotagem confortável, digna de uma trail, um verdadeiro convite para viajar. A julgar pelas irmãs, o uso no fora-de-estrada fica bem prejudicado pelos pneus mais afeitos ao asfalto. Daí o caráter estradeiro da nova moto.

Assento é espaçoso e tem alças generosas para o garupa

Assento é espaçoso e tem alças generosas para o garupa

Confirmam essa vocação para a estrada e contribuem decisivamente para o conforto na Versys 300 uma generosa bolha, para proteção aerodinâmica, além de um espaçoso assento em dois níveis e com alças para ajudar o eventual garupa. Pensando ainda nesse lado aventureiro da Kawa, a Versys 300 tem um tanque com capacidade para 17 litros e aposta em um consumo próximo ao de suas irmãs, o que lhe permite autonomia perto dos 400 km.

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Painel de instrumentos é completo

Painel de instrumentos é completo

A Kawasaki Versys 300 traz um chassi tubular fabricado em aço, suspensão dianteira com garfo telescópico de 41 mm de curso, enquanto a traseira é monoamortecida a gás com links. Os freios são assistidos por disco simples da traseira e dianteira, com curso de 220 mm na traseira e de 290 mm na dianteira, equipada com ABS.

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Como se percebe, se esta moto vier com preço competitivo – não muito maior que o das concorrentes Honda e Yamaha, certamente poderá fazer sucesso pelo bom pacote tecnológico que oferece e pela superioridade do motor. Junto com a BMW G 310 GS que poderá chegar também na mesma época, a missão de escolha de uma motocicleta pelo consumidor brasileiro ficará cada vez mais difícil, mas muito prazerosa. Bem vinda Kawasaki Versys 300!

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Fotos: Kawasaki/DivulgaçãoSeparador_motos

 

Jan Terwak
Publicitário, curte motos desde que se conhece como gente, é piloto de motocross, enduro, cross-country e trilhas. Empresta sua experiência no off-road para as avaliações de motos no Motonline.