Publicidade

O nome Vulcan nasceu na década de 1980 na linha da Kawasaki, em suas motocicletas personalizadas ao melhor estilo custom. Desde então, a designação de modelo VN, salvo exceções como a S 650, é sinônimo de motores V-twin que variam de cilindrada. Bem, isso pode mudar mais uma vez, se o rumor de uma Vulcan equipada com o motor supercharger da naked Z H2 se confirmar.

O futuro da Vulcan com o H2

Recentemente surgiram rumores, segundo fontes internacionais, de que a Kawasaki poderia estar preparando uma custom com o insano motor da naked Z H2. Em resumo, trata-se do propulsor de quatro cilindros em linha de 998 cm³, que é sobrealimentado por um supercharger e gera cerca de 200 cv de potência máxima a 11.000 rpm, e 14 kgf.m de torque a 8.500 rpm.

A Kawasaki faria as mudanças necessárias no chassi da Vulcan e ajustaria o compressor de acordo com a nova proposta, em um trabalho de desenvolvimento cotado em três anos. Depois de pronto, o modelo remeteria a propostas como a que foi Yamaha VMax, uma motocicleta que inaugurou o conceito de “drag-bike” com o poderoso V4 de 1.200cc.

Vulcan 750: chegou a custom nipônica 

A principio, em 1985 a Kawasaki lançou mundialmente a Vulcan VN 700A, a primeira motocicleta da nova linha com o recém-chegado motor V-twin. Ainda surgiram variantes como a raríssima  VZ 750, com mudanças sutis no visual e claro, vários detalhes cromados. Mas foi em 1986 que chegou que a clássica 750, que despontou no mercado e assim permaneceu praticamente inalterada ao longo de seus 22 anos de produção.

Publicidade
Modelo foi a entrada da Kawasaki no segmento

Modelo foi a entrada da Kawasaki no segmento

No Brasil a Vulcan 750 foi vendida pela Kawasaki entre 1991 e 1998. Era uma custom com estilo chopper, destacada pelo guidão alto, grande roda dianteira e equipada com pneu relativamente estreito. À primeira vista, o tanque inclinado e curto entre-eixos davam o tom no design. O motor em V, com dois cilindros, arrefecido a líquido, produzia potência máxima de 68 cv a 7500 rpm e torque de 6.6 kgf.m a 6.500 rpm.

O mercado nacional da Vulcan

Desde a chegada da linha Vulcan na planilha de produtos da Kawasaki, diferentes modelos tiveram passagem pelo país. Entretanto, atualmente a única representante que segura as pontas no Brasil, e com saldo positivo, é a Vulcan S. Como resultado, a custom emplacou 820 unidades em 2019, ficando ao lado da Harley-Davidson Fat Boy em sua categoria no ranking das mais vendidas no mercado nacional.

Neste momento, por aqui temos apenas a Vulcan S

Neste momento, por aqui temos apenas a Vulcan S

Publicidade

A Vulcan 650 S foi a sua sucessora da 500, que era uma moto com design semelhante às suas concorrentes contemporâneas Yamaha XVS 650 Dragstar e Honda VT 600 C Shadow. Contudo, os aspectos tradicionais alimentam debates a respeito da versão S, sobre o que é uma “verdadeira custom”. Isso porque, a motocicleta lançada em 2015 é equipada com o motor presente também na Ninja 650, Z650 e Versys 650. O propulsor entrega 61cv de potência a 7.500 rpm e torque de 6,4 kgf.m a 6.600 rpm. Entretanto, não é um V-twin, mas sim um bicilíndrico em linha.

Variedade estrangeira 

Se line-up de customs da Kawasaki está solitário no país, lá fora a marca mantém uma ampla gama. A Vulcan 900, em suma, é equipada com motor V de 903cm³, que entrega potência de 50 cv a 5700 rpm e torque máximo de 8 kgf.m a 3700 rpm. O modelo desfruta de todo o estilo tradicional da linha e, inclusive já esteve disponível no Brasil, mas saiu do nosso mercado em 2015 e não voltou mais.

1700 Vaquero no melhor estilo custom old school

Em terras estrangeiras existe também a Vulcan 1700 Vaquero, equipada com um tradicional dois cilindros em V que rende 74 cv a 5.000 rpm e 14.9 kgf.m de torque a 2750 rpm. A série VN 1700 tem ainda a Voyager, uma versão bagger com amplo pára-brisa e malas rígidas laterais. Assim, a Voyager se posiciona no mercado mirando a Harley-Davidson Road Glide Ultra, enquanto a Vaquero embarca na pegada da Road Glide. Enfim, é uma briga bonita de modelos e que sim, queríamos ver por aqui.

Publicidade
Voyager ao melhor estilo Harley-Davidson CVO Limited

Voyager ao melhor estilo Harley-Davidson CVO Limited

Então, quer saber mais? Veja foto, ficha técnica e opine sobre elas no Guia de Motos!

Kawasaki Vulcan 650 S
Yamaha VMax 1200

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza