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A Kawasaki comemora neste ano os 50 anos da linha “Z”, sua consagrada família de motocicletas naked que nasceu com a Z1, de 1972. Com isso, nada melhor que relembrar como o clássico modelo foi desenvolvido e lançado no mercado.

A história da Kawasaki Z1

A história da criação da Kawasaki Z1 foi revisitada recentemente pelo gerente de marketing da marca na Europa, Martin Lambert. Ele passou os últimos meses vasculhando os arquivos da empresa japonesa. Tudo isso em busca de fatos pouco conhecidos sobre a criação deste clássico da Kawa.

kawasaki Z1 Super Four

Kawasaki Z1 Super Four de 1972 hoje tem o status de clássica

Claro, o básico muita gente conhece. A Kawasaki USA fez um pedido ao Japão para uma nova geração de superbike, apelidada de ‘Zapper‘, em 1968. No entanto, a empresa já estava trabalhando em algo que poderia servir em breve. Um projeto sob o código N600 com motor DOHC 750cc refrigerado a ar, de quatro cilindros em linha, nascido em 1967.

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E, diga-se de passagem, a proposta dessa novidade estava indo bem. Até que em 1969 a Honda lançou sua própria máquina de 750cc – a CB 750. A Kawasaki ficou para trás antes mesmo de lançar sua motocicleta! Com isso, a fabricante voltou à prancheta e teve algumas ideias chocantes.

antiga kawasaki z1

CB750 foi ‘balde de água fria’ nos planos da Kawasaki

Z1 quase foi uma 1.200 cilindradas… Em 1972!

Com sede de revanche, os engenheiros da Kawasaki planejaram motores maiores, de 800 cc e até um monstro de impressionantes 1.200cc e 120 cavalos de potência. A Honda tinha ‘apenas’ 67 cv, pobrezinha. Tudo isso foi descoberto a partir de uma variedade de layouts em documentos da empresa.

No entanto, como todo mundo sabe, os japoneses da Kawa optaram por um projeto mais conservador de 903 cc. Naquela altura, o projeto N600 foi reformulado e renomeado para T103. Lambert até desenterrou algumas fotos dos protótipos de design, que mostram uma variedade de opções de estilo – planejadas pelo designer da Z1, Norimasa ‘Ken’ Tada.

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Teve até protótipo com adesivos ‘749’, sabe… Para despistar a concorrência!

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Z1 disfarçada de CB 750

Uma vez que os protótipos da nova moto estavam quase finalizados, a Kawasaki apresentou um programa de testes bastante ousado. Trabalhos foram realizados na pista de teste na fábrica de Akashi e na estrada em Yatabe, ao norte de Tóquio. Mas audaciosamente a marca enviou duas Z1 de pré-produção para rodar pelos EUA, de costa a costa.

Na América, os engenheiros de teste rodavam o dia todo, depois desmontavam os motores à noite, medindo qualquer desgaste e verificando qualquer fadiga ou quebra. Mas essa nem é a história mais louca que Lambert descobriu sobre a empreitada das motos japonesas nos EUA…

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Paul Smart, um lendário piloto britânico, também foi convocado para ajudar nos testes. Mas rodava com uma Z1 disfarçada de CB750! Sim, a moto tinha completo esquemas de pintura correspondentes e emblemas da Honda. Apenas o motor DOHC não tinha como ser escondido.

kawasaki z1 disfarçada de cb 750

Teve até protótipo com cara de CB750

Mas de acordo com as pesquisas de Lambert, apenas uma pessoa percebeu a falsa CB750 em um posto de gasolina. No entanto, o mais incrível é a afirmação de que Smart entrou com essa ‘mula de teste da Z1’ em uma corrida de clube local nos estados.

Segundo a história, ninguém da Kawasaki soube dessa loucura do britânico, que inclusive venceu a corrida com facilidade, mas teve que fugir antes que alguém percebesse o que estava acontecendo. Um relato que parece exagerado, não fosse uma foto resgatada por Lambert, mas mostrada apenas em apresentação a jornalistas na Europa…

Z1 com chave de ouro

Contos quase míticos à parte, a Kawasaki Z1 foi um grande sucesso para a marca. E foi montada por quatro editores das grandes revistas de motocicletas americanas no lançamento. Mas apesar do convite, eles tiveram que pagar seus próprios voos para o Japão, em 1972.

E reza a lenda que todos pegarem as quatro primeiras motos de produção – para levar para casa. Não só isso! Todas com chaves de ignição especiais em ouro. Apesar dos itens existirem de fato, não foi bem assim que acabou acontecendo.

Kawasaki Z1 teve até chaves especiais

Apesar das lendas e histórias incríveis, a realidade é que a Z1 cumpriu a sua missão de superar a CB 750 em termos de desempenho. Uma trilha que foi seguida por outras marcas e máquinas japonesas de grande porte.

A Suzuki teve sua gama GS, enquanto as XS da Yamaha tiveram menos sucesso. A pioneira Honda seguiu com seus desenvolvimentos posteriores a CB 750 e 900, depois foi para a rota V-4 com modelos VF.

Já a Kawasaki manteve a aposta na família Z durante toda a década de 1970. A Z1 até cresceu em capacidade: 1.015cc na Z1000 e Z1-R, em 1977-78 e depois 1.089cc na GPz1100 de 1981. Hoje é uma lenda da indústria das duas rodas!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]