Publicidade

A fabricante austríaca lançou mais uma leva da KTM 450 Rally Replica. Mais do que uma motocicleta com visual off-road, é um modelo que carrega o mesmo equipamento das máquinas que a marca utiliza em ralis como o Dakar. É uma moto oficial de competição pronta para meros mortais!

KTM 450 Rally Replica

Limitada a apenas 70 unidades, a 450 Rally Replica 2022 é o que seu nome sugere: uma moto de produção, mas com os mesmíssimos componentes de modelos projetados para competir em ralis. E falando nisso, de Dakar a KTM entende… De 2001 a 2019 a marca austríaca dominou a competição e faturou nada menos que 18 títulos consecutivos.

Com a receita de uma moto conceituada de off-road em mãos, a fabricante oferece – ao menos para uma centena de sortudos – o conteúdo de seu time de competições. A 450 Rally Replica chega com painel de instrumentos alto e uma torre com tela de navegação. E um amortecedor de direção ajustável fica localizado na frente do tanque.

Publicidade

A propósito, o tanque de combustível fica em uma unidade localizada na frente e entre as pernas do piloto. Além disso, um reservatório auxiliar fica na traseira, com capacidade total de 33 litros. Sob a carroceria de painéis de plástico, esconde-se o chassi de treliça de cromo-molibdênio.

ktm 450 rally replica em branco

Uma moto criada para as competições mais desafiadoras do mundo à venda para pessoas comuns. Esta é a KTM 450 Rally Replica, uma moto dos sonhos

E não se trata do mesmo esqueleto visto na KTM EXC-F 450. A Replica tem uma unidade construída com especificação de competição, com braço oscilante em liga de alumínio. A suspensão totalmente ajustável tem garfo WP XACT de 48 mm de diâmetro e curso de 304 mm, na traseira o monoamortecedor WP XACT Pro tem 300 mm de curso.

Veja também:

Publicidade
ktm 450 rally replica é moto dos sonhos

Modelo 2022 será disponibilizado com apenas 70 unidades

KTM 450 Rally Replica: motor

A ergonomia da 450 Rally Replica foi desenvolvida com base no feedback de pilotos profissionais das motos off-road da KTM. Apesar do assento parecer fino, ele promete suporte e aderência necessária para qualquer situação. Afinal de contas, foi feito para reduzir a fadiga dos competidores durante as corridas de longa distância em ralis.

Quanto à motorização, a máquina é movida por um monocilíndrico de 449,3 cm³, refrigerado a líquido, SOHC, com um módulo Keihin Engine Management System (EMS). A configuração preza pela leveza e equilíbrio – aliás, a moto tem peso seco de 139 kg. A KTM não fornece números de potência, mas para referência a unidade de rali 450cc de 2016 já gerava 68 cv.

ktm 450 rally replica 2022

Recheada de itens de competição e com peso pouco acima de uma Honda XRE 190 e potência superior a uma NC 750X, resultado é uma máquina campeã de rali

Publicidade

A Rally Replica tem câmbio de seis marchas, com relações de transmissão retiradas diretamente das máquinas da KTM Factory Racing Dakar Rally. Tudo isso é complementado com um escape Akrapovic.

 

Quanto custa a KTM para poucos

A KTM 450 Rally Replica é tão pronta e completa que não por acaso é o modelo de competidores independentes participantes do rali Dakar. Lincoln Berrocal, o último e mais recente participante brasileiro da competição – na classe de motos – já utilizou uma unidade Replica. No entanto, tudo tem um preço, mais precisamente de 30 mil euros – cerca de R$ 161 mil em conversão direta. Infelizmente, o modelo não veio ao Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]