Publicidade

A KTM apresentou recentemente dois dispositivos para aumentar a segurança de motocicletas e reduzir os acidentes. A empresa mostrou o funcionamento do sistema de controle de velocidade adaptativo e o de detecção de ponto cego.

Ainda em fase de desenvolvimento, ambos os recursos usam tecnologia baseada em sensores para ajudar a detectar e evitar uma colisão frontal ou traseira e foram demonstrados em uma KTM 1290 SUPER ADVENTURE S para um pequeno grupo de jornalistas no centro de técnicas de direção ÖAMTC, em Marchtrenk, na Áustria. Veja o vídeo:

O Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) não foi projetado como um sistema de freio de emergência, mas funciona quando está em uso o chamado cruise control – acelerador automático – e o sistema detecta, por exemplo, um veículo na frente (maior ou igual a um motocicleta) em velocidade menor. O sistema controla a velocidade da moto para que seja mantida a distância de dois segundos pelo controle automático do acelerador com a aplicação suave do freio dianteiro.

Controle de Velocidade Adaptativo funciona com o cruise control ligado e detecta veículo mais lento à frente e mantém a distância segura pré-determinada usando o freio dianteiro automaticamente

Controle de Velocidade Adaptativo funciona com o cruise control ligado e detecta veículo mais lento à frente e mantém a distância segura pré-determinada usando o freio dianteiro automaticamente

Publicidade

A versão finalizada do sistema ainda está em desenvolvimento junto com a possibilidade de o piloto personalizar a distância e a velocidade operacionais. Quando totalmente desenvolvido, espera-se que o ACC seja capaz de responder mais rapidamente do que qualquer piloto em tal situação.

O sistema de detecção do ponto cego (BSD) em uma motocicleta é similar ao que já equipa automóveis, que usa um radar de curta distância similar ao usado no ACC para alertar o motociclista através de dois LEDS no visor TFT do retrovisor e com um aviso sonoro também, para a presença de um veículo em um dos lados da moto em distância próxima e fora do campo de visão do espelho.

Esses recursos farão parte dos novos pacotes eletrônicos oferecidos em determinados modelos KTM a partir de 2021, informa o comunicado oficial da KTM. “Essa tecnologia também abre espaço para o desenvolvimento de outros sistemas baseados em sensores no futuro e que já estão em desenvolvimento”, adiantou Gerald Matschl, vice-presidente de pesquisa e Desenvolvimento da KTM.

Sensores dianteiro e traseiro instalados na KTM Adventure

Sensores dianteiro e traseiro instalados na KTM Adventure

Publicidade

A KTM atualmente oferece uma ampla gama de equipamentos e sistemas eletrônicos em sua linha de motocicletas cujo objetivo é ajudar a melhorar a segurança do piloto e aumentar o prazer de pilotar. Os sistemas de controle de estabilidade (MSC) com a função ABS em curva, junto com o ABS Supermoto, que permite deslizar um pouco com a roda traseira, a suspensão semi-ativa, o Quickshifter e os faróis LED de curva são alguns bons exemplos.

separador_ktm

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.