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A Harley-Davidson abriu capital da sua divisão elétrica (LiveWire) para atuar com a marca Kymco entrando como sócia. Com isso, agora a empresa de Taiwan tem 4% desta nova sociedade e será responsável por aumentar a rede de distribuição globalmente.

Essa notícia surge após os inúmeros investimentos da H-D na LiveWire nos últimos anos. No entanto, aparentemente, os norte-americanos ainda não encontraram um formato rentável e viável neste nicho das elétricas. Será que a empresa fabricante de scooters pode ajudar? Vamos conhecer melhor a Kymco.

Kymco

Kymco tem sua unidade mais avançada localizada na China

Kymco e Harley-Davidson

A Harley-Davidson vem constantemente de mudanças e mesmo tem ajustado recentemente seu plano de estratégia, adotando o Rewire. Uma das questões que ainda não foram totalmente esclarecidas é uma atuação rentável para o seu produto elétrico, a LiveWire, que deve ganhar novas versões e ter sua linha ampliada.

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Plataforma Arrow será a base das novidades

No futuro, a LiveWire (como uma divisão da marca da Harley) deve lançar três novos modelos, de pequeno, médio e grande porte. Todos utilizando uma mesma plataforma modular batizada de “Arrow”, vista na já conhecida moto elétrica americana.

A primeira novidade deve ser a S2, de porte médio. Em seguida chega a S3, de pequeno porte e desenvolvida em parceria com a Kymco. Depois disso, será o momento de aumentar as apostas com a S4, um modelo que deve ser de grande porte.

Serão três novos modelos, junto da já conhecida Harley LiveWire (apelidada agora de ONE)

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O modelo S2, em particular sendo a primeira novidade, está programado para chegar em 2023. Com todo esse investimento e estratégia, a Harley quer abocanhar 10% do segmento de motos elétricas nos Estados Unidos. Na Europa, a aposta fica em 13% até 2026. Como se vê, os tradicionais norte-americanos estão correndo atrás de um segmento elétrico. Que, diga-se de passagem, já está altamente aquecido.

Kymco, uma referência mundial

A Kymco (Kwang Yang Motor Co, Ltd) é uma fabricante de motocicletas taiwanesa. A empresa foi fundada em 1963, após se separar da Honda, para a qual fabricava peças. Com isso, ainda em 1970 construiu seu primeiro modelo, um scooter. No entanto, o comércio sob o nome da marca “Kymco” surgiu apenas em 1992.

G450 X Enduro foi fruto da primeira cooperação com a Kymco

Desde então as operações cresceram. Na década de 2000, a Kymco se tornou o maior fabricante de scooters de Taiwan e o quinto maior de scooters no mundo! Não à toa, no início de 2008, a marca foi escolhida pela BMW para fornecer os motores de sua moto G450 X Enduro.

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O acordo com a empresa alemã se estendeu para a cooperação também no carro elétrico BMW i3. O motor de dois cilindros paralelo do veículo foi projetado na Alemanha, mas construído pela fábrica da Kymco, em Taiwan. Não para por aí! No final de 2013, foi a vez da Kawasaki anunciar que sua nova scooter J300 é fabricada em parceria com a Kymco, sendo baseada na Downtown 300i.

Kymco ajudou na criação do carro elétrico da BMW

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Kymco no Brasil 

A Kymco chegou ao país em 2017, junto da Haojue, disponibilizando suas motos nas concessionárias Suzuki do Brasil. No entanto, as duas marcas novatas por aqui são representadas pela empresa JTZ Motos. Enquanto a Suzuki é representada pela J. Todelo da Amazônia. Os primeiros modelos da fabricante, que deram as caras ao mercado, foram os scooter Downtown 300i ABS, People GTi 300 e o refinado AK 550.

scooter kymco downtown 300

A Kymco é especialista em scooter e o Downtown 300 é seu modelo mais vendido por aqui. Ele encara uma briga boa, com concorrentes como Yamaha XMax, Dafra Citycom e Honda SH 300i

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]