Publicidade

Antes mesmo de ser lançada mundialmente, a BMW já registrou a moto elétrica CE 02 no Brasil. O cadastro da patente serve basicamente para assegurar a propriedade intelectual do produto no país, evitando que alguém lance uma ‘cópia’ dele por aqui.

Às vezes, a ação também indica um futuro lançamento. Por enquanto, a fabricante alemã ainda não indicou nenhum plano concreto de trazer o curioso scooter elétrico ao nosso mercado. Bora conhecer o produto?

 

Moto elétrica BMW CE 02

Assim como no restante do mundo, no Brasil o nicho de modelos elétricos está em plena ascensão. Marcas como a Shineray e Voltz lideram os investimentos e tem as motos mais vendidas até o momento. Vemos até mesmo uma invasão de pequenas ‘motocicletas’ da China, de baixa potência, adentrando no país.

Publicidade

Modelo já foi registrado no Brasil junto ao INPI

No entanto, uma marca global como a BMW ainda não tem uma moto elétrica concorrendo por aqui. A fabricante alemã também atua neste segmento e pode ser que em breve chegue o momento de um lançamento neste nicho. Uma candidata seria a CE 02.

nova moto elétrica da bmw

Mundialmente a motoca foi mostrada pela primeira vez em setembro, ainda como conceito

O modelo foi apresentado na forma de conceito, em setembro do ano passado. Trata-se de uma curiosa e irreverente solução de mobilidade urbana, com ênfase no mercado dedicado ao público jovem.

Publicidade

Veja também:

como é o painel digital da ce 02, moto elétrica da bmw

Todas as informações de velocidade e afins ficam disponíveis no pequeno display

Como é a BMW CE 02

A BMW CE 02 tem linhas retas e design futurista, parece saída de um filme de ficção científica. Além disso, a moto elétrica tem tamanho pequeno, mas está longe de ser uma tradicional scooter como conhecemos. Tem chassi longo e afilado, usa rodas aro 15. Enfim, lembra muito é uma mini moto!

detalhe da ce 02, moto elétrica da bmw

Setas e luzes de posição são dispostos no mesmo elemento, as curiosas ‘bandeirinhas’ na traseira

Publicidade

Ela é movida por um motor elétrico de 11 kW, com cerca de 14,7 cavalos de potência. Força suficiente para levá-la a uma velocidade máxima de 90 km/h. A bateria promete uma autonomia total de até 90 km. E apesar de parecer pequena, a CE 02 não é relativamente tão leve, pesando 120 kg – mais que uma Honda CG 160 Titan, de 117 kg, por exemplo.

esta é a ce 02, nova moto elétrica da bmw

O que carregar nos prendedores da moto abaixo do banco? Segundo a BMW pode ser um skate!

O modelo elétrico tem farol quadrado e duas pequenas faixas na traseira, sendo full-LED. O painel de instrumentos é pequeno e colorido, fixado junto ao guidão. A moto tem ainda espaço livre entre o assento e o quadro, o suficiente para pequenas bagagens. Na área frontal existe também espaço para prender objetos, abaixo do banco.

Quando a nova moto elétrica da BMW vem ao mercado

Até o momento, não há informação oficial que indique um lançamento do modelo – nem mesmo no exterior, onde ainda é tratada apenas como um conceito. Mas de qualquer forma, já está registrado no país. Agora vai depender apenas dos planos futuros da BMW, no Brasil e no mundo, para a CE 02.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]