Publicidade

Disponível no Brasil logo depois de seu lançamento mundial, a CB 500F logo se tornou um dos xodós da Honda por aqui. Isto porque representa o acesso de muitos motociclistas à generosa gama de alta cilindrada da marca, com opções de naked, adventure e touring. E há novidades.

A 500F recebeu atualizações no exterior em 2021 e agora os upgrades chegam ao nosso mercado. São várias pequenas mudanças, que chegam prometendo mais leveza, melhor desempenho e mais estabilidade. Ou seja, mais esporitvidade.

honda cb 500f 2023 na cor preta

Enfim a CB 500F brasileira recebeu os upgrades ofertados na Europa. Modelo ganhou novas suspensão dianteira, rodas, farol e pedaleiras. Está mais leve e, também, mais esportiva

 

Publicidade

 

O que mudou na CB 500F 2023

Vamos à lista de mudanças. A nova Honda 500 tem nova suspensão dianteira (invertida e assinada pela Showa), sistema de freios com disco duplo na dianteira e rodas, mais leves. Também ganhou novo farol e pedaleiras, em alumínio. Assim, está 2 kg mais leve em relação à geração anterior, pesando 174 kg a seco.

 

O principal destaque é a nova suspensão dianteira. Herdada da CB 650R, ela conta com sistema SFF-BP (Separated Function Fork Big Piston), onde uma bengala guarda o amortecimento hidráulico e a outra tem o mecanismo da mola, separando as duas funções.

Publicidade

Na prática, o garfo upside down promete copiar melhor as irregularidades do piso e fazer uma leitura mais apurada do tipo de pilotagem que está recebendo. Assim, se traduz em mais estabilidade.

suspensão da cb 500f 2023

Suspensão invertida é idêntica a da CB 650R – com diferenças de calibragem, claro. É a principal novidade da 500F 2023

Quem também garante alguns pontos adicionais neste quesito é a nova balança traseira. Mesmo 1,1 kg mais leve que a anterior, ela é 18% mais rígida, prometendo mais estabilidade.

O poder de frenagem também foi aprimorado. Se até então a CB 500F tinha disco único na dianteira, agora com dois discos de 296 mm na frente. Eles têm dois cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial, mais uma novidade voltada à pilotagem esportiva.

Publicidade
disco de freio da 500f 2023

CB passa a contar com dois discos de freio na dianteira, pensados para pilotagem esportiva

Por fim, as rodas. Elas têm novo formato (com cinco raios em Y) e são mais leves. Apesar disso, seguem calçando pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 atrás.

farol da cb 500f 2023

Farol tem design similar, mas novo conjunto de LEDs. Repare nos 4 focos de luz

 

Motor e desempenho da CB 500 2023

No restante, a CB 500F 2023 é idêntica à sua antecessora. Segue movida pelo já conhecido motor de 2 cilindros em linha, arrefecimento a líquido e 471 cm³, que gera 50,2 cv de potência e 4,54 kgf.m de torque máximos, a 8.500 e 7.000 rpm. A usina recebeu alguns componentes novos, mas para atender as regras de emissões e não melhorar o desempenho.

Detalhes dourados da suspensão e motor ressaltam a agressividade da CB 500F. Modelo tem preço sugerido de R$ 39.100

O câmbio é de 6 velocidades e o tanque é grande, com capacidade para 17,1 litros de gasolina. Assim, garante boa autonomia, afinal seu consumo é de aproximadamente 25 km/l na cidade e pode fazer mais de 30 km com um litro na rodovia – segundo constatamos no teste com a geração anterior. Já a velocidade final atingida na ocasião foi de aproximadamente 170 km/h.

 

Preço da nova CB 500F 2023

Para finalizar a apresentação da nova CB 500F 2023, o preço. O modelo tem Preço Público Sugerido de R$ 39.100, marcando um aumento de 17% em relação à atual geração.

cb 500f 2023 preta

Nova CB 500F 2023 chega às lojas em maio, em três opções de cores, com PPS de R$ 39.100

 

Segundo a Fipe, hoje uma 500F custa em média R$ 39.303 nas concessionárias (17,9% acima do PPS, de R$ 33.320). Caso o padrão se repita, a nova CB deve sair das lojas por aproximadamente R$ 46.300.

preços e cores da cb 500f 2023

A 500 modelo 2023 estará disponível em três opções de cores: vermelho, prata metálico e cinza fosco. O modelo tem garantia de três anos sem limite de quilometragem e chega às lojas a partir de maio.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza