Depois de muita espera, a Pan America está entre nós. A primeira big trail da Harley-Davidson chegou ao mundo repleta de expectativas por apresentar um produto completamente diferente dos que estamos habituados a ver da tradicional norteamericana.
Agora a big trail está disponível também no Brasil, onde tem números para brigar com as principais players do setor – tanto de potência, quanto de itens de série como de preço. Para encarar um nicho com tubarões como BMW R 1250 GS Adventure e Ducati Mulstistrada V4, a Pan America Special tem preço sugerido de R$ 143.800.
Pan America com preço entre as rivais
Aquém do poder aquisitivo da maioria dos brasileiros, o preço da Pan America está posicionado entre os das principais rivais. Afinal, a GS 1250 Adventure topo de linha custa R$ 131.500, enquanto a Multistrada sai por R$ 144.990 – ou seja, um pouco menos e um tanto a mais que a novidade da Harley.
O lançamento chega às lojas no segundo semestre de 2022, ainda sem data específica. Também estarão disponíveis algumas unidades com preço promocional de R$ 139.995, exclusivamente na cor Vivid Black.
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Lançamento: o que a Pan-America tem
A Harley adotou uma estratégia similar a da Ducati e optou em trazer ao Brasil apenas a versão topo de linha de sua grande aventureira, no caso a Special. Assim, representa o que há de mais refinado e poderoso em termos de eletrônica e desempenho dentro do lineup da marca.
A Pan America é movida pelo novo motor Revolution Max 1250, um V-Twin arrefecido a líquido. Ele entrega 150 cv de potência e 12,9 kgf.m de torque máximos, a 9.000 rpm e 6.750 rpm. Para comparação, na GS são 136 cv e 14,5 kgf.m, enquanto a Ducati produz 170 cv 12,7 kgf.m.
Mas nem tudo é motor. Na eletrônica conta com uma extensa lista de recursos, com destaque a algumas exclusividades. Entre elas está o Adaptive Ride Height (ARH), sistema de suspensão que, automaticamente, alterna entre uma posição mais baixa (quando a moto está parada) e a altura ideal de pilotagem quando a motocicleta está em movimento.
Além disso, conta com ‘Aprimoramentos da Segurança do Piloto para Curvas’ (Cornering Rider Safety Enhancements, que gerencia controles de chassi, de tração, de potência e de frenagem), suspensão dianteira e traseira semiativa (ajustável eletrônicamente) e assinadas pela Showa, assim como freios Brembo.
Mais eletrônica…
A lista segue. Há sistemas de frenagem eletronicamente binculada aprimorada para curvas (C-ELB), frenagem antitravamento aprimorado para curvas (C-ABS), de controle de tração aprimorado para curvas (C-TCS), de controle de deslizamento de arrasto aprimorado para curvas (C-DSCS) e controle de partida em rampa (HHC – Hill Hold Control). O modelo também conta com sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS). Ainda, há 5 modos de pilotagem – sendo 3 deles personalizáveis.
Outro destaque está no farol, em LED e com ação adaptativa de acordo com o ângulo de inclinação da motocicleta. Em vez de apenas ligar e desligar, os elementos adaptativos aumentam gradualmente para que a iluminação adicional seja progressiva.