Publicidade

O mercado duas rodas no Brasil vive um ótimo momento em 2022, devendo alcançar números de emplacamentos há muitos anos não vistos no país. E prepare-se, pois mais lançamentos de motos ainda devem ocorrer neste calendário.

 

Lançamentos de motos em 2022

Vamos começar pelo que já rolou. Tivemos lançamentos que há tempos eram aguardados, como as vindas da big trail Harley-Davidson Pan America e da nova geração da NC 750X, com câmbio DCT. Outras que chegaram ao nosso mercado foram as Ducati Multistrada V4S e concorrente Tiger 1200.

lançamentos de motos 2022 - tiger

O mercado de motos está voando no Brasil! Sequer chegamos à metade do ano e já tivemos muitos lançamentos importantes – inclusive alguns que ainda estavam fresquinhos na Europa, como a Tiger 1200

Publicidade

Também fomos agraciados com lançamentos de motos inesperados, como a trail GasGas E700, o pequeno Yamaha Fluo, a big trail Husqvarna Norden 901 o scooter Aprilia SXR 160. Ainda, modelos receberam importantes atualizações, como a Crosser, a Worker 125 e as Honda CB 500F e 500X. Tudo isso em menos de 6 meses!

lançamentos de motos 2022 - fluo ABS

Vice-líder do mercado, a Yamaha surpreendeu com mais um modelo de baixa cilindrada: o scooter Fluo 125

 

Lançamentos de motos que devem rolar no 2º semestre

E tem mais vindo por aí. Ainda em junho acontece o Festival Interlagos, que se tornou o principal evento do setor diante do adiamento do Salão Duas Rodas para 2023. As principais marcas do país terão stands nele e irão revelar novidades ao nosso mercado.

Publicidade

Alguns dos lançamentos futuros já foram confirmados pelas fabricantes há alguns meses, enquanto outros devem acontecer mas ainda não receberam o carimbo oficial. Bora ver alguns?

 

1 – Suzuki GSX-S 1000

Vamos começar pelos já confirmados. Ainda em 2021 a Suzuki afirmou que traria três novos modelos ao país: a big trail V-Strom 1050 XT, a icônica Hayabusa e a GSX-S 1000, que ainda não chegou.

lançamentos de motos - suzuki confirmada ao brasil

GSX mantém o motor herdado da superbike GSX-R, mas tem novo visual e ganhou um banho em eletrônica

Publicidade

Se o conjunto meânico é basicamente o mesmo (entregando 152 cv), a nova geração da naked tem visual iteiramente novo – e inspirado em caças. Já na eletrônica houve um salto. Entre outros recursos, há acelerador eletrônico, três modos de pilotagem, controle de tração com seis estágios (incluindo modo off), quickshifter, embreagem assistida e deslizante, assistente de baixa RPM, iluminação em LED e painel LCD inédito.

A naked virá acompanhada da GSX-S 1000 GT, sua versão grand turismo, com carenagem e especificações voltadas ao uso em viagens

 

2 – Triumph Speedmaster

No final de 2021 a Triumph anunciou novidades para linha Bonneville em nível internacional e a subsidiária brasileira aproveitou para confirmar a vinda da Speedmaster ao país. Um modelo inédito no país.

lançamentos de motos - motos classicas 2022

A Speedmaster vai vir para completar a família de clássicas da Triumph no Brasil

A clássica tem visual retrô com traços de uma custom. É movido pelo motor bicilíndrico de 1.200 cm³ (78 cv e torque máximo de 10,8 kgfm), com câmbio é de seis velocidades. O sistema de escape 2 em 2 conta com capa dupla dupla cromada, com silenciadores de aço inoxidável cromados. Um show à parte. Na eletrônica, há cruise control e mais. Veja detalhes do modelo aqui.

 

3 e 4 – Kawasaki Z 650 RS e Versys 650

Seguimos a nossa lista de lançamentos de motos que ainda vão rolar em 2022 com mais uma previamente confirmada. Em meados de janeiro a Kawasaki afirmou que traria a Z 650 RS, uma naked com visual setentista, assim como já vimos na 900 RS.

Z 650 RS em exibição em São Paulo no fim de 2021, quando foi confirmado para vir ao Brasil em 2022

E ela pode não vir só. A Versys 650 (com quem compartilha itens como motor e chassi) também deve ser atualizada, afinal a versão à venda no exterior está uma geração a frente da nossa. Entre as novidades estão painel TFT, iluminação full LED, parabrisa com 4 níveis de altura e novo controle de tração, além do visual renovado.

nova versys é um dos lançamentos de motos 2022

A Versys manteve o motor, mas ganhou upgrades eletrônicos importantes – e gerenciados por uma nova tela TFT

 

5 – Ducati Desert X

A Ducati DesertX representa mais um dos lançamentos de motos possíveis e prováveis que teremos no Brasil em breve. O modelo chegou ao exterior no início do ano e tem atributos que prometem agradar também o consumidor brasileiro. Outro fator que pode facilitar a vinda da Desert ao país é a ótima aceitação que a Multistrada V4S, outra aventureira da marca, encontrou por aqui.

Ducati-DesertX-768x512

Mais barata que outras ‘big trail raiz’ no exterior, como a Africa Twin, a Ducati DesertX pode vir ao Brasil surfando no sucesso que a Multistrada V4S está fazendo por aqui

Veja também:

 

6 – Honda Forza 350

Já falamos de lançamentos de novas motos que aconteceram em 2022, outros que já estão confirmados e alguns que são ‘apenas’ muito prováveis. Agora vamos citar dois que já são aguardados há tempos, começando pela Honda.

Eric Granado diz ter um Forza 350 para seu dia a dia na Espanha, onde mora. Piloto paulista é apoiado pela Honda do Brasil e acelera no Espanhol de Superbike e do Mundial de MotoE

A marca tem planos de trazer o Forza 350 ao país desde 2020, mas o projeto esbarrou na pandemia. Outro complicador é a motorização do scooter, que não compartilha motor com nenhum outro modelo que a marca oferece por aqui – o que deve acabar o encarecendo, também. Saiba mais sobre o – interessante – scooter médio (que ainda empresta sua base ao ADV 350) aqui.

Se a Honda não fez nenhum lançamento bombástico em 2022, trouxe importantes atualizações. Entre elas a nova geração da NC 750X, com câmbio DCT

 

7 – BMW G 310 R

A história deste lançamento é ainda mais antiga. A BMW atualizou a G 310 R no exterior em 2020, antes mesmo de mostrar a nova GS 310. Acontece que a GSzinha já veio e a naked ainda não.

lançamentos de motos da bmw em 2022

A nova G 310 R é aguardada por aqui desde 2020… quem sabe venha em breve

Suas novidades são pontuais, assim como na trail. O visual foi atualizado (mas manteve a mesma identidade visual), a iluminação passou a ser full LED e agora há acelerador eletrônico, regulagens para os manetes e embreagem deslizante mais leve.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza