Cafu, capitão do penta, referência em mundial, revela paixão por motos, corre com feras da MotoGP e viveu até incêndio com sua BMW.

Quando se fala futebol e mundial, uma das nossas maiores referências é sem dúvida o capitão do penta, Cafu. No entanto, o que muitos não sabem é que Cafu também é apaixonado por motos — uma relação que manteve discreta durante sua carreira esportiva, mas que veio à tona com força total após sua aposentadoria.

Cafu e o pilotos Fábio Quartararo, Francesco Bagnaia e Joan Mir - Divulgação MotoGP
Cafu e o pilotos Joan Mir, Francesco Bagnaia e Fábio Quartararo – Divulgação MotoGP

Durante os tempos de jogador, cláusulas contratuais impediam o lateral-direito de se arriscar sobre duas rodas. Mas, assim que pendurou as chuteiras, Cafu começou a participar de eventos motociclísticos, passeios e track days, demonstrando que essa paixão vai muito além de um simples hobby.

Um dos momentos mais emblemáticos dessa fase foi em 2022, quando Cafu (garoto-propaganda da Copa do Qatar) dividiu a pista com grandes nomes da MotoGP, como Fábio Quartararo, Francesco Bagnaia  e Joan Mir. O encontro ocorreu durante ações promocionais do GP do Qatar, pouco antes do início da temporada da MotoGP naquele ano.

Cafu e o encontro com os pilotos da MotoGP no Qatar

Em março de 2022, Cafu participou de um passeio de moto ao lado dos principais nomes do motociclismo mundial. Fabio Quartararo, campeão da MotoGP em 2021; Francesco Bagnaia, que se consagraria em 2022 e 2023; e Joan Mir, vencedor do campeonato em 2020, foram os escolhidos.

Cafu e o pilotos nas ruas do Qatar - Divulgação MotoGP
Cafu e o pilotos nas ruas do Qatar – Divulgação MotoGP

O grupo percorreu as ruas do Qatar e visitou o Estádio de Lusail, palco da final da Copa do Mundo daquele ano. Ali, o craque brasileiro ainda mostrou intimidade com a bola, trocando passes com os pilotos, em um raro e descontraído encontro entre dois mundos distintos do esporte.

Cafu também teve a oportunidade de conhecer o Circuito Internacional de Lusail, tradicional pista da MotoGP. Na ocasião, declarou: “Foi uma experiência muito interessante visitar o circuito, percorrer a cidade.” O ex-jogador destacou o simbolismo do momento, principalmente por ter sido garoto-propaganda da Copa do Qatar.

Quando a paixão pelas motos começou

Cafu começou a andar de moto aos 15 anos de idade. Na juventude, antes da fama, pilotava modelos mais simples, de no máximo 250 cilindradas. Com o tempo — e com uma carreira de sucesso no futebol — passou a adquirir modelos mais potentes. Com uma BMW S1000 RR, moto utilizada no passeio do Qatar.

Cafu conhecendo o Circuito de Lusail - Qatar - Divulgação MotoGP
Cafu conhecendo o Circuito de Lusail – Qatar – Divulgação MotoGP

“Infelizmente, durante minha carreira, eu não podia andar de moto por contrato. Agora que estou aposentado, posso viver essa paixão sem restrições”, comentou.

Foi por meio de Alex Barros, um dos maiores nomes da motovelocidade brasileira, que Cafu mergulhou de vez no mundo das pistas. O convite para participar de aulas de pilotagem foi prontamente aceito, marcando o início de uma nova fase. Leandro Mello, também piloto experiente, participou do treinamento do ex-jogador, ajudando a refinar sua técnica.

Aventuras, track days e até sustos

A vida sobre duas rodas também trouxe momentos de tensão para Cafu. Em maio de 2022, enquanto passeava com sua BMW S1000 RR pelas rodovias da Região Metropolitana de São Paulo, notou um superaquecimento na motocicleta.

Cafu e o pilotos no Estádio de Lusail - Divulgação MotoGP
No Estádio de Lusail – Divulgação MotoGP

Ele encostou no acostamento e, pouco depois, o veículo pegou fogo. Com a ajuda de outros motoristas, conseguiu conter as chamas, escapando ileso. O incidente resultou apenas em danos materiais, mas revelou os riscos que acompanham a adrenalina das motos.

Apesar do susto, Cafu não se afastou da estrada. Continuou participando de eventos e chegou a realizar um track day com Leandro Mello, reafirmando seu envolvimento com o universo motociclístico.

O capitão aposentou as chuteiras, mas não o capacete

O capitão aposentou as chuteiras, mas não o capacete - Divulgação MotoGP
O capitão aposentou as chuteiras, mas não o capacete – Divulgação MotoGP

Mesmo aposentado do futebol profissional, nosso ex-lateral da seleção continua ativo em outras áreas, especialmente no motociclismo. Treinos em pistas e passeios regulares mostram que a paixão pelas motos é real e duradoura.

Hoje, ele inspira tanto fãs do futebol quanto os fãs das duas rodas, construindo uma nova imagem pública que vai além das quatro linhas. A transição de Cafu das chuteiras para o capacete é mais um capítulo marcante na trajetória de um dos maiores nomes do esporte brasileiro.

Postado por
Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio