Publicidade

Lição de ciadadania para crianças no Dia do Motorista

A maioria das profissões tem um santo padroeiro e um dia especial no calendário em sua homenagem.

No caso dos motoristas, 25 de julho é o dia São Cristóvão, protetor também de outros viajantes. Em função da inegável importância de todos os profissionais que trabalham no transporte de pessoas e cargas, Edições SM celebra a data com A motorista de ônibus, do escritor francês Vincent Cuvellier.

Indicado para leitores em processo (a partir de 8 anos), o livro trata de temas ligados a amizade, solidariedade, ética e cidadania, discutindo questões como o julgamento pelas aparências. O livro conta a história de Benjamim, um menino que tem um “sério” problema: a motorista do ônibus da escola “fede, é feia e nariguda”. Além disso, alguns garotos do ônibus juram que ela é, de fato, homem. Certo dia, Benjamim acorda indisposto, mas a mãe não acredita nele e não o deixa ficar em casa. Febril, o menino adormece durante o trajeto e só acorda com os gritos da motorista, já no terminal de ônibus. Começa, então, um dia que vai modificar sua vida, pois ele não tem alternativa senão ficar com aquela mulher que odeia e teme.

Publicidade

Ao longo do trajeto, o garoto vai descobrindo um pouco mais da vida da motorista, que agora tem um nome, Ivete. Eles não só passam muito tempo juntos no ônibus, como também visitam o mar, pescam e conversam. Ivete conta um pouco de sua vida, de como seus sonhos não se realizaram. A tristeza a faz chorar. O abraço entre os dois traz a comprovação da amizade, construída naquelas poucas horas em que a convivência derrote todos os preconceitos.

O tempo passa rapidamente e, de volta ao ônibus, tudo parece igual: as brincadeiras e as pequenas agressões dos colegas continuam as mesmas. Mas o sorriso trocado entre Ivete e Benjamim, quando ele chega a seu destino, revela que nada será como antes. Benjamim descobre que quem vê cara não vê coração.

Título: A motorista do ônibus
Autor: Vicent Cuvellier (França)
Ilustrações: Candice Hayat (França)
Formato: 12 x 19 cm
Número de páginas: 96
Preço: R$ 22,50
ISBN: 85-7675-048-1

Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br

Publicidade

O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.