Publicidade
CR Zongshen e Light SA se unem na fabricação de veículos

CR Zongshen e Light S/A se unem na fabricação de veículos elétricos na fábrica de Sapucaia (RJ)

A CR Zongshen anunciou hoje (8/8) que a Light S/A, concessionária de energia elétrica do Rio de Janeiro, passa a ser sócia da empresa na unidade de fabricação de veículos elétricos. Pelo acordo, a Light adquiriu 20% das ações ordinárias nominativas de emissão da CR Zongshen Fabricadora de Veículos S/A, detentora da marca Kasinski.

A nova fábrica deve entrar em operação até o início de Janeiro de 2012 na cidade de Sapucaia, RJ. O investimento total, previsto pelas duas empresas soma 122 milhões de reais. Parte desse montante será obtido pela CRZ E-Power através de financiamento.

Com a entrada da Light no negócio, a CRZ E- Power irá ampliar os investimentos na criação, teste e desenvolvimento de infraestrutura e logística de abastecimento de energia para o mercado de veículos elétricos, acelerando o crescimento desse segmento no Brasil.

Publicidade

“A Light será responsável principalmente pela ampliação da infraestrutura e da logística no que se refere ao abastecimento e recargas desses modelos de veículos”, explica Cláudio Rosa Júnior, presidente da CR Zongshen Fabricadora de veículos, detentora da marca Kasinski, que controla a unidade de negócios de veículos elétricos CR Zongshen E-Power.

A linha de veículos elétricos de duas rodas fabricado pela CRZ E-Power terá a marca Kasinski como a principal para os novos modelos, mas também poderá contar com produtos com a marca “Kasinski-Light” como fruto da presente parceria. Pelo acordo entre os acionistas, a Light tem opção para vender à CR Zongshen suas ações por um prazo e condições estipulados.

Destinada à fabricação de bicicletas, scooters e motos elétricas inclusive de alta performance, a fábrica da CR Zongshen E-Power (CRZ E-Power) terá em produção sete produtos: dois modelos de bicicletas elétricas; um mini-scooter, o scooter Kasinski Prima Electra (testado no Motonline), um modelo de Big scooter e dois modelos de motos de alta potência. O grupo Zongshen controla desde 2004 uma empresa de capital aberto no Canadá, a Zongshen PEM Power System Inc. voltada exclusivamente à fabricação de produtos movidos a energia alternativa. Esta empresa também é responsável pelo desenvolvimento e teste de novas trecnologias ligadas a energia renovável.