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Segurança

Projeto prevê limitador de velocidade em motos

12/10/2021 - por

O parlamento europeu pretende tomar medidas drásticas para reduzir o número de acidentes nas estradas. Como alternativa, é cogitado colocar um limitador de velocidade em motos que pode chegar a 30 km/h e tolerância zero para quem conduz  sob o efeito de álcool.

Dessa forma, para conseguir controlar, o projeto prevê a instalação de  Assistência Inteligente de Velocidade (ISA) nas motos. O sistema levará como base o sistema de mapas que indicará o limite de velocidade da via em que a moto está transitando.

Limitador de velocidade e outras exigências 

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O projeto prevê ainda  que o ABS seja obrigatório nas motos

A princípio, as exigências recaiam apenas para os automóveis. Mas o parlamento vem cobrando da comissão europeia para que os veículos da categoria L (o que inclui as motocicletas) sejam acrescentados nas exigências. 

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Dessa forma, nos carros o ISA funciona em parceria com a câmera traseira. Assim, a inteligência artificial se conecta ao Adaptive Cruise Control e ao sistema de Reconhecimento de Sinais por meio de software. 

Com a previsão de suporte com trava para o GPS Garmin é só digitar o destino e seguir as orientações

O limitador de velocidade usará dados do GPS

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Tudo isso controla a posição na via em relação ao limite de velocidade que rege cada estrada. Com as motocicletas não deve ser diferente e deve utilizar o computador de bordo e o sistema de conectividade para mapear a área e controlar a velocidade de acordo com a via.

Assim, o projeto estabelece a instalação de sistemas inteligentes de limitador de velocidade em todas as motos novas, além de exigir ABS para todas as motos.  

Veja também:

Tecnologia de socorro

Assim é o sistema de socorro usado nas motos da BMW

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A tecnologia eCall também é elemento que as autoridades europeias querem em todas as motos. O eCall funciona como uma assistência rápida no local do acidente. A BMW Motorrand foi a primeira fabricante de motos a oferecer o serviço como item de série.

O sistema envia as coordenadas do veículo diretamente para o centro de assistência, onde a equipe da empresa entra em contato com o socorro e envia o endereço de atendimento. Além disso, o sistema pode ser acionado manualmente em caso de falhas, para garantir um atendimento de emergência mais rápido. 

Medidas para diminuir a mortalidade

limitador de velocidade

As medidas são para diminuir o número de acidentes graves e fatais

A deputada Elena Kountoura é a responsável pelo projeto relatório que tem como objetivo diminuir a mortalidade nas estradas e rodovias até 2030. A figura política fez um apelo à Comissão e aos governos para que apliquem as medidas.

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Além disso, Elena ainda enfatizou, “apliquem medidas específicas de salvamento para apoiar estes esforços, tais como limites de velocidade mais baixos, especialmente criando um limite padrão de 30 km/h para as cidades, uma transferência modal acelerada para outras formas de transporte e uma nova Agência Europeia para o Transporte Rodoviário.”

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