Publicidade

Não adianta reclamar. Com o aperto cada vez maior nas regras para emissões de gazes poluentes resultantes da queima de combustíveis fósseis e dos gazes gerados pelo contato destes combustíveis com a atmosfera (emissões evaporativas), mudanças técnicas em motores e motos consagradas vão acontecer.bmw-r-1200-rt-alpine

Isso está acontecendo no mundo todo e a best-seller da BMW, R 1200 GS e outras que utilizam o mesmo motor, receberam estas modificações para adequarem-se aos regulamentos da norma EURO4. Não são mudanças muito significativas, mas exigiram do fabricante muito trabalho para que a perda não seja tão expressiva em termos de desempenho. Na Europa, além de mudanças técnicas, os modelos receberam ainda um nova luz no painel (OBD – On-Board Diagnostics Lamp) para avisar sobre problemas no motor que resultem em emissões fora da norma.

Assim como a R 1200 GS Adventure, todos os modelos equipados com o motor boxer refrigerado a líquido receberam um novo sistema para diminuir a trepidação no eixo da transmissão primária e um novo tambor seletor de marchas com novos rolamentos no eixo da transmissão, tudo para atender a norma Euro4. Veja a galeria dos novos modelos e cores:

BMW R 1200 Adventure Triple Black

BMW R 1200 Adventure Triple Black

BMW R 1200 Adventure Triple Black

Publicidade
BMW R 1200 R "Racing"

BMW R 1200 R "Racing"

BMW R 1200 R "Racing"

BMW R 1200 R "Racing"

BMW R 1200 R "Racing"

BMW R 1200 R "Racing"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

Publicidade
BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 R "Sport"

BMW R 1200 RT

BMW R 1200 RT

BMW R 1200 RT

BMW R 1200 RT

BMW R 1200 RT

BMW R 1200 RT

Publicidade
BMW R nineT Scrambler

BMW R nineT Scrambler

BMW R nineT Scrambler

BMW R nineT Scrambler

BMW R nineT Scrambler

BMW R nineT Scrambler

BMW R nineT Scrambler

BMW R nineT Scrambler

BMW R nineT Scrambler

BMW R 1200 GS / Adventure

Além destas mudanças técnicas, o painel de instrumentos da R 1200 GS sofreu uma revisão completa e a ampla gama de acessórios opcionais inclui uma nova barra protetora dos cilindros. A Motorrad também apresenta uma nova versão das sua R 1200 GS Adventure, denominada “Triple Black”, modelo especial que atende ao desejo expresso por milhares de fãs do modelo preferido por 9 entre 10 aventureiros no mundo, a R 1200 GS Adventure em diferentes tons de preto.

A cobertura do tanque de combustível, a tampa do “porta-luvas” e o para-lamas dianteiro em preto metálico, contrastando com os painéis laterais do tanque de combustível em preto ardósia metálico dão ao modelo uma caráter masculino, enquanto que a estrutura frontal e traseira em tons de cinza ágata fazem um belo conjunto com o motor, a caixa de marchas e o braço oscilante. Fecha esse trabalho “ton sur ton” o novo assento preto com o logotipo “GS” em relevo na área do passageiro. Apenas para registrar, esta nova R 1200 GS Adventure Triple Black custa na Europa algo próximo de 17.000 Euros.

BMW R 1200 R/RT/RS

BMW R 1200 R "Sport" 2017

BMW R 1200 R “Sport” 2017

As outras motos da linha BMW 1200 – R 1200 RT, R 1200 R, R 1200 RS e R nineT Scrambler, além das mudanças técnicas já descritas, recebem alguns itens adicionais de equipamentos de segurança, como o sistema de freios ABS Pro e o Brake Light Dinâmico, e algumas mudanças de cores: RT (Preta e Branca); Racing (Vermelha) e uma variação denominada “sport” (Branca e Azul); RS sport (Banco metálico e cinza metálico).

BMW R nineT Scrambler

BMW R nineT Scrambler 2017

BMW R nineT Scrambler 2017

A BMW Motorrad anunciou também o novo preço da R nineT Scrambler, dentro de sua linha “Heritage”, que tem o preço de 13.000 Euros. na Alemanha e estará disponível em setembro de 2016. Confira alguns destaques da nova R nineT Scrambler:

  • Conceito do chassi modular, oferecendo uma gama de variações para personalização;
  • Suspensões clássicas com garfo telescópico na dianteira e Paralever na traseira;
  • Grande roda dianteira de 19 polegadas, como é típico de uma Scrambler;
  • Duplo cano de descarga em posição elevada;
  • Assento reto e com costura de tapeceiro, no melhor estilo Scrambler;
  • Ampla gama de acessórios originais para personalização;
  • Moto especialmente projetada para ser personalizada.Separador_motos
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.