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A linha de motocicletas Honda 2003 est  em conformidade com as normas previstas na primeira fase do PROMOT (Programa de Controle de Polui‡Æo do Ar por Motociclos e Ve¡culos Similares).

Todos os modelos foram adequados e apresentam ¡ndices de emissÆo de gases t¢xicos na atmosfera abaixo dos estabelecidos pela resolu‡Æo n§ 297, do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), de 26 de fevereiro de 2002. Os limites de emissÆo de poluentes passaram a vigorar a partir de janeiro de 2003.

Para que todos os modelos estivessem de acordo com as novas regras, a Honda vem trabalhando desde 1999. A empresa optou por diversas altera‡äes que envolvem desde a ado‡Æo de novas regulagens nos carburadores, at‚ mudan‡as no sistema de admissÆo, com diferentes n¡veis de complexidade, sem preju¡zos ao desempenho e … economia de combust¡vel.

O PROMOT prevˆ a redu‡Æo gradativa da emissÆo de gases t¢xicos no ar a partir de 2003. Neste ano, todas as motocicletas fabricadas no Pa¡s j  tˆm de seguir os limites pr‚-fixados, ou seja, 13g de g s carb“nico (CO), 3g de hidrocarbonetos (HC) e 0,3g de ¢xido de nitrogˆnio (NOx) por quil“metro rodado.

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Em marcha lenta, o teor de mon¢xido de carbono (CO) exigido para motociclos ‚ de 6% em volume, para motores com deslocamento volum‚trico menor ou igual a 250 cent¡metros c£bicos, e 4,5%, para motores de cilindrada acima deste valor.

O laborat¢rio de medi‡Æo e an lise de gases da f brica da Moto Honda da Amaz“nia em Manaus (AM), ‚ considerado o £nico da Am‚rica do Sul nessa especialidade. No total, foram investidos cerca de US$ 3 milhäes em sua cria‡Æo e infra-estrutura, e os equipamentos seguem especifica‡äes idˆnticas ao do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do JapÆo.

No local, equipes especialmente treinadas verificam, por amostragem, se as motocicletas estÆo sendo produzidas dentro das metas de preserva‡Æo. Al‚m disso, essa unidade lidera outros estudos e desenvolve novas tecnologias para a produ‡Æo de modelos ainda mais “limpos”, econ“micos e de alta performance.