Publicidade

Desde que assumiu o controle de sua marca no Brasil, em fevereiro de 2011, uma boa parte das abordagens que fizemos sobre a Harley-Davidson aqui no Motonline foram reportagens falando de grandes mudanças para evoluir sua linha de motocicletas e algumas importantes guinadas estratégicas na atuação da empresa. De uma linha enorme com mais de 50 versões divididas em cinco famílias de motocicletas, hoje são 21 modelos de motos em três famílias: Touring, Sportster e Softail. E as touring da marca seguem sendo as motos mais vendidas em todo o mundo – aqui no Brasil não.

As mudanças na linha Touring não foram muitas para a linha 2019, mas são muito significativas. Além de detalhes de acabamento, cores e grafismos, as principais modificações são duas: a adoção do novo motor Milwaukee-Eight 114 (1.868 cm³) e o novo sistema de informação e lazer – “Infotainment” – Boom!™ Box GTS. Esse dois itens agora equipam toda a família, composta pelos modelos Street Glide Special, Road Glide Special, Road Glide Ultra e a Ultra Limited. A família touring ainda tem mais duas versões da Road King – Special 114 e Classic 107.

As quatro motos da linha touring: Road Glide Special, Street Glide Special, Ultra Limited e Road Glide Ultra

As quatro motos da linha touring: Road Glide Special, Street Glide Special, Ultra Limited e Road Glide Ultra

Publicidade

Há quem imagine que ter numa moto um sistema de som é de uma inutilidade total, exceto se for para escutar música por fone de ouvido. Eu mesmo cheguei a concordar com essa inutilidade até experimentar pela primeira vez uma Harley-Davidson equipada com esse sistema de som, num teste de mais de 1800 km com a Ultra Limited CVO. A carenagem frontal está ali para permitir a utilização normal do sistema de som, pois nelas é feito um trabalho exemplar de penetração aerodinâmica para criar no cockpit para piloto e garupa um ambiente “silencioso” através de uma cortina de ar que não alcança o capacete e elimina toda a turbulência, a ponto de permitir escutar com tranquilidade as músicas ou qualquer outra informação do sistema, inclusive as orientações do GPS.

Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.