Publicidade

Livre Escolha
Boa Tarde, moro em Recife e possuo uma burgman 125cc. Hoje fui a concessionária Suzuki – Fiori Motos na Estrada dos Remédios – Recife – PE, para troca do óleo lubrificante e do filtro de óleo. Chegando lá ví um cartaz e fiquei surpreso pelo preço do litro de óleo da marca: Petrobrás, por R$ 24,90…Isso mesmo que vocês estão lendo (Vinte e quatro reais e noventacentavos). Perguntei ao funcionário o porque do valor tão alto? A resposta foi a seguinte: “O dono mandou colocar esse preço, e foi o que fizemos”. Comentei com o funcionário, que o negócio era dele e ele vendia pelo preço que achasse conveniente, porém tinha um porém: O consumidor não era bobo, e sim seletivo. Pois ações como esta faz com que haja o afastamento do motociclista. No meu caso, não tenho mais tanto interesse como antes em frequentar essa concessionária. Minha pergunta: Até que ponto a J. Toledo Suzuki tem alguma relação com o valor cobrado em produtos na concessionária?
Em tempo: Conseguí trocar o óleo da mesma marca da concessionária e o filtro em uma oficina perto de casa. O valor do óleo: R$ 10,00(250% mais em conta), um valor considerável, concordam? Um grande abraço a todos do site e parabéns pelo conteúdo! Ricardo R. Souza(42) Recife, PE

Ricardo,
Não acreditamos que a J.Toledo tenha alguma interferência nos preços cobrados por itens com o óleo, o qual não é distribuído por ela. Como você mesmo relatou, sua atitude é correta, afinal, você procurou (e encontrou) um outro local que fez o mesmo serviço com custo mais adequado. É a livre concorrência. Abraço.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Posição do Pé
Olá, galera do Motonline. Estou c/ dúvidas em relação à pilotagem: qual a maneira mais adequada p/ puxar o manete de freio? C/ o indicador e médio ou c/ o médio, anelar e mínimo? Já li em um lugar que usando estes últimos teríamos mais força pelo pricípio de alavanca, porém sempre vejo pilotos proficionais usando somente o indicador ou o indicador e médio. Outra dúvida: possuo uma trail(XT660); devo apoiar os pés nas pedaleiras de que maneira? C/ as pontas como nas esportivas ou c/ o meio dos pés?
Um abraço à todos, em especial ao André e Claudinei! Alexandre Nicoleli(20) Curitiba, PR.

Alexandre,
Os manuais de pilotagem de motocicletas recomendam que se aplique 70% da força no freio dianteiro e 30% no freio traseiro. A mesma recomendação informa que se utilizem os quatro dedos da mão direita. No entanto, dependendo da potência do freio, do tipo de terreno, dos recursos que o sistema de freio possuir e das condições de pilotagem, pode-se utilizar três, dois ou até um dedo apenas. Tudo isso depende de cada piloto. O importante é que a frenagem se dê de forma segura e progressiva para evitar o travamento da roda dianteira. Quando ao apoio dos pés nas pedaleiras, os pilotos de motos esportivas apóiam a ponta do pé para terem mais firmeza no apoio e pelas características da pilotagem, evitando que o pé encoste no chão em uma curva. Num moto trail, o melhor é apoiar o meio dos pés para facilitar o acionamento do freio traseiro e a troca de marchas. Lembro que neste tipo de moto, quando utilizada em trilhas ou estradas de terra, muitas vezes o piloto deve ficar em pé nas pedaleiras e, neste caso, o apoio no meio do pés é melhor. Abraço.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Candidatos dos Motonliners
Gostaria de saber onde posso encontrar uma relação de quais são os candidatos que têm propostas favoráveis aos motociclistas e quais são estas propostas. Grato. Gerson Mitaki(38), São Paulo, SP.

Gerson,
Estamos finalizando uma reportagem sobre este tema, que mostrará os projetos já apresentados na esfera federal (Câmara dos Deputados) que envolvem direta ou indiretamente os motociclistas. Sobre novos candidatos, Motonline não faz campanha ou recomenda para qualquer candidato a qualquer cargo. Mas é importante lembrar que, em ano de eleição, todos são favoráveis a tudo. Recomendamos que você faça sua escolha de acordo com suas próprias convicções. Boa Sorte!
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
SESI
Sou aluno do colégio SESI-CM, estou montando um projeto de um mini carro movido por motor de moto porém ñ tenho certeza q apenas um motor dá conta por causa do peso, então gostaria de saber se é possivel acoplar dois motores de moto e se possível como fazê-lo. Desde já obg. Danton(15), Campo Mourão, PR.

Publicidade

Danton,
Provavelmente o que você está pensando em fazer já foi feito no passado.
Sugerimos que você converse com seus professores ou orientadores sobre seu projeto para esclarecer este tipo de dúvida técnica e quais as necessidades específicas. Acreditamos que com um bom motor de motocicleta você possa fazer algumas adaptações para que ele tracione um mini-carro. Se você pesquisar, talvez encontre projetos prontos deste tipo de veículo. Boa sorte!
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Patrocínio
OLÁ,BOM DIA. RECENTEMENTE REALIZEI A EXPEDIÇÃO PRIMAVERA 2009-OIAPOQUE-CHUI,NOS CAMINHOS DO BRASIL,ONDE PERCORRI DE MOTOCICLETA(NX FALCON / HONDA 400CC) APROXIMADAMENTE 30.000KM EM 118 DIAS DE AVENTURAS, VISITEI TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E SUAS CAPITAIS,ILHA DE MARAJÓ E DISTRITO FEDERAL.AS PERIPÉCIAS DESSA AVENTURA DESCREVI EM UM DIÁRIO DE BORDO,QUE TRANSFORMEI EM UM LIVRO(NA SOLIDÃO DO MEU CAPACETE… A VIAGEM) QUE PRETENDO PUBLICAR EM BREVE TÃO LOGO CONSIGA UM PATROCINADOR. GOSTARIA DE PODER VER ESSA AVENTURA PUBLICADA PARA QUE POSSA MOSTRAR AOS MOTOCICLISTAS E LEITORES A IMENSIDÃO E A BELEZA DESSE VASTO PAÍS,E TAMBÉM DESPERTAR A CURIOSIDADE DE UM POSSÍVEL PATROCINADOR. NO AGUARDO DO SEU CONTATO FICO GRATO. DAMASCENO (66) 9906-6634. DAMASCENO-OIAPOQUE-CHUI-30.000 KM,PERCORRIDOS DE MOTO PELOS CAMINHOS DO BRASIL. MAURO COUTINHO DAMASCENO(48), PRIMAVERA DO LESTE- MT.

Mario,
Motonline não realiza patrocínios a qualquer tipo de empreendimento. Nossa colaboração pode ser dada no momento em que seu livro for publicado para auxiliar a divulgação para venda do livro. Boa sorte.