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A nova geração Tiger 1200 da Triumph foi submetida a um teste extremo: uma prova off road de 24 horas, realizada na Austrália. Quer saber como a big trail inglesa se saiu?

Tiger 1200 em teste de 24 horas

O Australia’s Ultimate Reliability Test é considerado um dos eventos mais exigentes do mundo e, desta vez, apenas 91 das 138 motos inscritas conseguiram completá-lo. A Tiger 1200 Rally Pro estava na lista de sobreviventes, pilotada basicamente pelo bicampeão Isle of Man TT Cameron Donald.

tiger 1200 em teste na austrália

Tiger 1200 encarou o Australia’s Ultimate Reliability Test. Foram 24 horas de teste off road, dividas em baterias ininterruptas de 6 horas

Basicamente, nesse evento os competidores precisam executar um total de quatro voltas de seis horas. Além disso, podem fazer apenas três paradas para combustível, de 15 minutos, espaçadas uniformemente durante esse tempo. A vitória é do piloto com o menor tempo geral, com doze seções cronometradas que compreendem cada volta. 

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A Triumph teve a oportunidade de mostrar sua durabilidade durante o teste, comentado por Donald Owen: “Fisicamente, essa foi uma das coisas mais difíceis que já fiz em uma motocicleta. Foi brutal. Muitas pessoas nos disseram que estávamos loucos, não esperando que terminássemos uma única volta e muito menos quatro voltas para terminar a corrida. O peso de uma moto de aventura de 1200 cc não facilitou contra motos de enduro leves, mas fiquei constantemente impressionado com o quão bem a nova Tiger 1200 passou pelos desafios”.

tiger 1200 rally explorer

A Tiger 1200 Rally Explorer recebeu apenas mudanças básicas para participar do rali, como uma luz em LED e protetores de carenagem. Não houve qualquer mudança no motor, câmbio ou suspensões

Como era a prova

Quem explica é o próprio piloto: “Havia armadilhas em todos os lugares, incluindo saliências de quatro pés de altura e pó de touro de dois pés de profundidade, muitas vezes escondendo rochas e raízes. Você tinha que ter cuidado no terreno apertado e técnico, mas, uma vez aberto, a Tiger era imparável. Em uma corrida tão cansativa quanto o teste de 24 horas, apostamos muito na Tiger, mas ela foi extremamente capaz e brilhou absolutamente”

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O teste de 24 horas é realizado desde o ano de 1924 e é a corrida de motos mais antiga de toda a Austrália. E para a corrida, as Tiger foram equipadas com barras de proteção superiores e pneus off road, buscando tração máxima. Além disso, ganharam uma barra de luz LED de 8,0 polegadas para visibilidade noturna adicional. Aliás, também houve a remoção dos cavaletes centrais e os suportes da garupa.

Veja mais:

Nova geração da Tiger 1200

A nova geração da maior big trail da Triumph foi apresentada há poucos meses e logo chegou ao Brasil. Ela está mais leve, mais ágil e melhor equipada que sua antecessora. Também ganhou um upgrade de potência, graças ao motor atualizado, que agora atinge 150 cv.

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O modelo está disponível no Brasil em três modelos: GT Explorer, Rally Pro e Rally Explorer. Enquanto as Rally possuem peculiaridades de motos off-road, as GT foram pensadas para quem pilota por longas distâncias em estradas. Veja aqui mais sobre os modelos e seus preços.

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.