Publicidade

Lorenzo em excelente forma na qualificação de Jerez

A excitante sessão de qualificação de MotoGP com vista ao Grande Prémio bwin.com de Espanha terminou com o vencedor de Motegi, Jorge Lorenzo, a assinar a pole em Jerez.

O homem do momento no MotoGP, Jorge Lorenzo, deliciou o público da casa em Jerez de la Frontera nesta magnífica tarde de sábado de sol ao repetir a pole de 2008 para o Grande Prémio bwin.com de Espanha.

Em claro contraste com o mau tempo de Motegi na semana passada, e que levou ao cancelamento da qualificação, o público espanhol presente na pista andaluza foi premiado com o habitual sol ibérico enquanto os pilotos de MotoGP apresentaram grande espectáculo aos comandos das suas 800cc.

Publicidade

Lorenzo e o seu grande rival espanhol Dani Pedrosa lutaram pela pole durante os 45 minutos da sessão, com o piloto da Fiat Yamaha a acabar por levar a melhor com um registo de 1m38,933s na 18ª das 21 voltas que efectuou ao traçado.

O mais rápido da manhã de sábado, Pedrosa, voltou a demonstrar que está bem melhor em termos físicos, rodando com a sua Repsol Honda RC212V em mais 0,051s que Lorenzo.

O vencedor do Prémio BMW M em Jerez em Março passado no Teste Oficial de MotoGP, Casey Stoner, da Ducati Marlboro, ficou a cerca de meio segundo do actual líder do campeonato, fechando a primeira linha da grelha naquela que é uma das pistas de que menos gosta.

O homem que liderou os trabalhos de sexta-feira, o Campeão do Mundo Valentino Rossi, não conseguiu igualar o ritmo dos seus rivais e, depois de modesta sessão de treinos livres na manhã de sábado, teve de se contentar com o quarto posto da grelha, à cabeça da segunda linha da grelha.

Publicidade

Randy de Puniet levou a cabo boa prestação que lhe valeu colocar a sua LCR Honda satélite no quinto posto da grelha, enquanto Loris Capirossi, da Rizla Suzuki, assinou o sexto registo, garantindo assim a presença de quatro construtores diferentes nas duas primeiras linhas da grelha de partida.

Enquanto isso, as sétima, oitava e nona posições, respectivamente, foram garantidas por Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3), Andrea Dovizioso (Repsol Honda) e Toni Elias (San Carlo Honda Gresini), que vai em busca de bom conjunto de pontos no domingo.

Chris Vermeulen (Rizla Suzuki) foi o décimo mais lesto, enquanto Sete Gibernau (Grupo Francisco Hernando) se quedou pelo 12º tempo e o Campeão do Mundo de 2006 Nicky Hayden (Ducati Marlboro) foi apenas 16º.

Alex de Angelis, da San Carlo Honda Gresini, sofreu queda no final da sessão e qualificou-se em 15º, mas não sofreu lesões.

Publicidade