Publicidade

Lorenzo reduz a diferença para Rossi após vitória no Estoril

Grande vitória de Jorge Lorenzo, no bwin com Grande Prémio de Portugal, fez com que a sua diferença para o comandante do campeonato, Valentino Rossi, descesse para os 18 pontos, a três corridas do final da temporada.

Jorge Lorenzo repetiu o triunfo alcançado no Estoril em 2008, partindo da pole- position do bwin.com Grande Prémio de Portugal, incrementando de forma importante as suas aspirações ao título de 2009, até porque Valentino Rossi apenas terminou na quarta posição na prova portuguesa.

Os pilotos da Fiat Yamaha tinham conseguido as duas primeiras posições da grelha de partida, mas Rossi foi incapaz de seguir Lorenzo, sendo mesmo ultrapassado por Stoner e Pedrosa, naquela que foi a única corrida em que não foi ao pódio durante a temporada de 2009. Brilhante o regresso de Casey Stoner aos comandos da sua Ducati de 2007, com uma subida ao segundo lugar do pódio à frente da Repsol Honda de Dani Pedrosa, que ainda comandou nas primeiras curvas, acabando por ficar em terceiro.

Publicidade

Lorenzo poderá agora pensar em lutar pelo título com Rossi, já que reduziu a diferença para o italiano, para apenas 18 pontos, quando faltam ainda três corridas para terminar o campeonato. O espanhol esteve imparável nesta sua quarta vitória do ano, conseguida com uma margem segura de 6,3s.

Stoner esteve espectacular, neste seu regresso às competições, após longos meses de ausência por causa de uma doença “inexplicável”, conseguindo o primeiro pódio desde a corrida de Assen – Junho – agora que está de regresso a casa, mais motivado que nunca para a corrida Phillip Island, na qual espera fazer ainda melhor.

Pedrosa saiu da quarta posição da grelha, para ser o primeiro a comandar com a sua RC212V de fábrica, mas só durante algumas curvas conservou a liderança, antes de Lorenzo passar definitivamente para a frente, o que lhe trouxe o oitavo pódio do ano, já que também não conseguiu resistir aos ataques de Stoner.

O Campeão do Mundo Valentino Rossi, não pareceu ter conseguido colocar a sua Yamaha nas melhores condições, terminando pela primeira vez for a do pódio numa corrida disputada no Estoril. O líder do campeonato, terá agora algum tempo para analisar o que aconteceu com a sua moto, que apenas lhe permitiu colocar-se num insípido quarto lugar, a 23 segundos do seu companheiro de equipa e principal rival, Jorge Lorenzo.

Publicidade

Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3), conseguiu colocar-se apenas a 10 segundos de Rossi na quinta posição, à frente de Toni Elías (San Carlo Honda Gresini) e e Andrea Dovizioso (Repsol Honda).

O top-ten incluiu ainda Nicky Hayden (Ducati Marlboro), James Toseland (Monster Yamaha Tech 3) e Chris Vermeulen (Rizla Suzuki), com Mika Kallio (Pramac Racing) a ficar de fora bastante cedo por despiste. Loris Capirossi (Rizla Suzuki) e Alex de Angelis (San Carlo Honda Gresini) também abandonaram com problemas técnicos nas suas máquinas.