Publicidade

Lorenzo roda para a primeira vitória de 2010 em Jerez

Uma fantástica corrida viu Jorge Lorenzo levar a melhor sobre o compatriota Dani Pedrosa no Grande Prémio bwin de Espanha e passar para a frente da classificação do Campeonato do Mundo de MotoGP depois do terceiro lugar de Valentino Rossi na tirada.

Jorge Lorenzo passou para a frente da classificação do Campeonato do Mundo de MotoGP depois de vencer a segunda jornada do ano, em Jerez, para grande alegria do público da casa presente. Dani Pedrosa (Repsol Honda) foi segundo após emocionante corrida, com o companheiro de equipa de Lorenzo na Fiat Yamaha, Valentino Rossi, a completar o pódio e a passar para segundo da geral.

Um rápido início da corrida viu o homem da pole, Pedrosa, entrar na Curva 1 em primeiro, com Rossi a subir de quarto da grelha para segunda e Hayden também a disparar da segunda linha da grelha para entrar na luta pela liderança.

Publicidade

Na terceira volta Loris Capirossi (Rizla Suzuki) caiu pouco depois de Aleix Espargaró também ter ido ao chão. O piloto da Pramac Racing conseguiu regressar à corrida, o que já não se verificou com Capirossi e à oitava volta Ben Spies (Monster Yamaha Tech3) entrou para as boxes e desistiu com problemas no pneu frontal da sua M1, isto numa altura em que rodava entre os dez primeiros.

A meio da corrida Pedrosa liderava o pelotão com segundo e meio de margem sobre Rossi e com Lorenzo a mais dois segundos. A luta pela sétima posição era muito renhida, com os homens da San Carlo Honda Gresini Marco Melandri e Marco Simoncelli a lutarem entre si e num grupo de cinco pilotos.

Por essa mesma altura Lorenzo reduzia a diferença para Rossi e na 21ª volta passou o companheiro de equipa e centrou as suas atenções em Pedrosa. Foi a partir desse momento que se desenhou um fantástico duelo entre os dois espanhóis.

A duas voltas do final Lorenzo apanhou o piloto de fábrica da Honda e tentou a ultrapassagem, mas Pedrosa manteve a linha e por pouco os dois pilotos não se tocaram.

Publicidade

Chegados à última volta, Pedrosa alargou a trajectória na Dry Sack, o que permitiu a passagem de Lorenzo para a frente da corrida, posição que não mais perdeu para garantir a merecida vitória. O piloto da Fiat Yamaha terminou com 0,543s de margem sobre Pedrosa e com Rossi no mais baixo do pódio.

A completar a lista dos cinco primeiros ficaram os pilotos da Ducati Marlboro Nicky Hayden, que repetiu o quarto posto do Qatar, e Casey Stoner, isto enquanto Andrea Dovizioso foi sexto.

Mika Kallio (Pramac Racing) escalou desde último da grelha para terminar em sétimo, com Melandri, Randy de Puniet (LCR Honda) e Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) a fecharem o Top 10.