Publicidade

Uma nova scooter quer entrar para a lista das motos mais econômicas do mundo! Afinal, promete fazer nada menos de 100 km por litro de gasolina. Conheça o novo projeto híbrido, com um motor a gasolina e outro elétrico, assinado pela marca Sym. Confira mais sobre a PE 3.

Nova scooter quer fazer 100 km por litro

A empresa taiwanesa Sym tem uma nova scooter híbrida, que promete uma autonomia invejável. Chamada de PE 3, a novidade deve mudar as regras do jogo no mundo da mobilidade urbana.

Nova scooter Sym PE 3

PE 3 foi apresentada na Europa, durante o Salão de Milão de 2023, e chamou a atenção pela sua autonomia prometida

Tudo isso porque o modelo, segundo a marca, pode percorrer 300 km com seu tanque com capacidade para apenas 3 litros de gasolina. Ou seja, faz uma média de 100 km por litro! Para isso, como destacado, a nova scooter é híbrida, tem motor de combustão e elétrico.

Publicidade

O motor elétrico fornece ao modelo uma potência máxima de 4 kW – cerca de 5,5 cavalos. Com ele, segundo a fabricante, a moto roda até 35 km – sem a ajuda do motor a gasolina. Além disso, o motor a combustão só dá partida quando detecta que a tensão da bateria de 75 V cai para 60 V.

Nova scooter Sym PE 3 painel

Nova scooter Sym PE 3 tem painel montado na vertical como um smartphone

Assim, o motor a combustão não apenas apoia o motor elétrico com mais potência, mas também fornece energia necessária para recarregar a bateria novamente. Desta forma, somando-se os 35 km do motor, mais o potencial todo do modo elétrico, o modelo entrega cerca de 300 km de autonomia, segundo a marca.

Veja também:

Publicidade
Nova scooter Sym PE 3

Ainda não se sabe quando a nova scooter vai chegar no mercado, os países em que estará disponível e o seu preço final

Modelo ainda é um protótipo 

A fabricante taiwanesa Sym, cujas scooters são conhecidas até mesmo no Brasil, ainda não entrou realmente na batalha das scooters elétricas. Entretanto, a nova PE 3 pode representar a entrada com destaque para a marca, neste novo mercado.

Enfim, a PE 3 já foi apresentada na Europa, durante o Salão de Milão de 2023. Contudo, ainda não se sabe se a fabricante deve disponibilizar o novo modelo por lá. Entretanto, a julgar pelas imagens, a nova scooter parece pronta para a produção.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]